G1 Santos

21ª Edição do Curta Santos exibe mais de 50 filmes até domingo; veja a programação

today16 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

A sessão de abertura aconteceu no Teatro Sesc Santos, nesta quarta-feira, com pocket show “Nas Trilhas do Cinema”, do multiartista Zero Beto e uma sessão especial do longa “Retratos Fantasmas”, de Kléber Mendonça Filho. A obra representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria “Melhor Filme Internacional” do Oscar 2024.

As mostras oficiais começam nesta quinta-feira (16), no Teatro Guarany, no Centro de Santos. A Olhar Brasilis conta com 13 curtas-metragens de nove estados brasileiros, Olhar Caiçara com 13 curtas-metragens produzidos na região da Baixada Santista e Videoclipe Caiçara com 10 produções locais para o formato.

A Mostra Ânima exibirá 15 curtas-metragens no canal oficial do Curta Santos no YouTube, feitas por alunos do curso de Cinema de algumas das principais universidades do país. Depois, haverá um bate-papo com os realizadores sobre suas produções e perspectivas para o cinema no Brasil. As sessões online acontecem de quinta a sábado (19), às 17h.



Já no domingo (19), a estreia nacional do filme ‘Nós Somos O Amanhã’, de Lufer Steffe, às 18h, no Teatro Guarany, que abre o final do festival. Em seguida, haverá a Festa de Premiação na Quadra da Escola de Samba União Imperial, na Rua São Judas Tadeu, 20/26, bairro Marapé, com apresentações da Bateria Balanço Verde e Rosa, da Banda Balanzê e da cantora Monna.

Os filmes premiados ganharão o Troféu Maurice Lègeard nas seguintes categorias: Melhor Curta-Metragem, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia e Melhor Montagem (na Mostra Olhar Caiçara); Melhor Curta-Metragem e Melhor Direção (na Mostra Olhar Brasilis) e Melhor Videoclipe (na Categoria Videoclipe Caiçara).

A Cia Rio (Centro de Estrutura Audiovisual), uma das parceiras do festival, por meio da Naymovie, concederá o Prêmio Edina Fuji aos melhores filmes das categorias Olhar Brasilis e Olhar Caiçara. Cada uma receberá R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinário da empresa. Quem vencer a categoria Videoclipe Caiçara receberá R$ 8 mil.

Além das mostras, haverá quatro oficinas formativas. A primeira, “Cinema E Literatura: o processo de adaptação de um livro para o cinema”, com o Prof. Cesar Zamberlan, será on-line, nesta quinta-feira (16), das 14h às 16h30.

As outras atividades serão presenciais. “Consultório Cinematográfico de Direção”, dirigida por Diaulas Ullysses, cineasta, videomaker, roteirista e professor de audiovisual, na sexta-feira (17), das 14h às 16h30, no Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss. O endereço é Avenida Pinheiro Machado, 48, bairro Vila Mathias.

No sábado (18), das 14h às 16h30, ocorrerá a oficina “Como Fazer um Filme Independente”, do roteirista e cineasta Lufe Steffen. “Uma Breve História Negra Nas Telas” será apresentada pela pesquisadora, crítica e curadora Vivi Pistache, no domingo (19), das 15h às 17h30, no Teatro Guarany.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

escolas-da-rede-municipal-aprendem-‘uma-centena-de-historias’

Prefeitura de Guarujá

Escolas da rede municipal aprendem ‘Uma centena de histórias’

Mais de 6 mil alunos da Educação Infantil recebem um importante incentivo à leitura com o projeto; mostras finais já começaram A Prefeitura de Guarujá promove, entre novembro e dezembro, as mostras finais do projeto ‘Uma centena de histórias’, que incentiva a leitura às crianças da Educação Infantil da rede municipal de ensino. Desde o início do ano letivo, 6.200 matriculados, com idade entre 4 e 5 anos, aprenderam detalhes dos […]

today16 de novembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%