Prefeitura de Guarujá

85% dos atendimentos de urgência e emergência poderiam ser realizados em Usafas e UBSs

today10 de fevereiro de 2023 7

Fundo
share close

Casos são de pacientes classificados como verde e azul, ou seja, que poderiam ser cuidados na unidade de saúde do seu bairro; veja quando procurar o pronto-socorro

Mais de 85% dos atendimentos dentro dos equipamentos de urgência e emergência de Guarujá, como no caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são de casos classificados como verde e azul. Na prática, isso significa que os pacientes poderiam ter procurado o serviço de atendimento oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Saúde da Família (Usafas).

Os pacientes com indicativo verde representam aqueles de menor urgência, que podem aguardar atendimento. Já os azuis são sem urgência, que poderiam ser cuidados em UBSs e Usafas. O critério das cores vermelha, amarela, verde e azul fazem parte da triagem nas emergências e segue uma Classificação de Risco, variando dos casos mais graves para os mais leves.

Segundo a superintendente de Urgência e Emergência de Guarujá, é necessário procurar uma UPA quando houver um problema grave ou complexo, envolvendo muita dor ou situação que deva ser resolvida imediatamente. “Essas unidades funcionam 24 horas nos sete dias da semana, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame”, explica.

Já as UBSs e Usafas são para consultas para diagnóstico e tratamento. A superintendente de Atenção Básica de Guarujá explica que é nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e de outras doenças, como tuberculose e hanseníase.



“O atendimento especializado, como em casos de dor de dente ou tratamento odontológico, é oferecido nessas unidades. As situações como a de gripe e diarreia também são cuidadas nas mesmas unidades”, esclarece a superintendente de Atenção Básica.

Vínculos

Para o secretário de Saúde de Guarujá, as unidades de urgência e emergência normalmente não criam vínculos com os pacientes. “Esses lugares cuidam do pedacinho doente naquele momento e não da pessoa como um todo, investigando seu histórico de saúde e levando em consideração pontos importantes da sua rotina. Já as UBSs e Usafas também contam com equipes completas e qualificadas, primando pela humanização, mas com a característica de acolhimento e referência no cuidado da comunidade onde estão inseridas”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

desfile-das-escolas-de-samba-de-santos-alteram-transito-na-zona-noroeste;-confira-os-bloqueios

G1 Santos

Desfile das escolas de samba de Santos alteram trânsito na Zona Noroeste; confira os bloqueios

A Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre a Praça Júlio Dantas e Rua Haroldo de Camargo, ficará fechada a partir das 19h de sexta (10) até às 7h de sábado (11). Logo após, o trecho voltará a ser interditado das 18h deste mesmo dia até às 7h de domingo (12). A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) realizará desvios em pontos próximos a passarela do samba. Veja na tabela abaixo: […]

today10 de fevereiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%