G1 Mundo

A vida de Biden mostra que ele não é um homem que desiste fácil; o presidente cederá às pressões para abandonar corrida eleitoral?

today20 de julho de 2024 4

Fundo
share close

Desde então, mais de 30 democratas do Congresso americano pediram publicamente que ele desista. Primeiro com sinais privados, e agora com vazamentos coordenados, alguns dos democratas mais influentes do país —entre eles Barack Obama, Nancy Pelosi e Chuck Schumer— deixaram claro que tinham dúvidas sobre a viabilidade de Biden. Alguns lhe disseram isso diretamente. Todos deixaram claro publicamente.

As pesquisas, não muito boas antes do debate, estão piores: Biden está atualmente atrás de Trump. Com Covid-19, o presidente está isolado em Delaware com a mulher Jill para se recuperar.

Joe Biden com seus filhos Beuau e Hunter e sua segunda mulher, Jill, nos anos 1970 — Foto: Reprodução/Site de Joe Biden/Via AFP



Embora a pressão pela saída da disputa eleitoral esteja crescente e pública, a história de vida de Biden aponta que obter um recuo dele não será fácil. Para ele, desistir nunca foi a resposta certa:

  • Aos 29 anos, Biden foi eleito para o Senado pela primeira vez, ao vencer as eleições pelo estado de Delaware. Em dezembro de 1972, antes de assumir o cargo, um acidente de carro matou a primeira esposa dele, Neilia, e a filha mais nova, Naomi, um bebê de pouco mais de um ano. Outros dois filhos deles, Beau e Hunter, ficaram gravemente feridos;
  • Em 1988, sofreu e sobreviveu a dois aneurismas cerebrais severos, depois de episódios seguidos de dor de cabeça. O presidente costuma dizer que a experiência o transformou no homem que quer ser;
  • Em 2015, ele resistiu à morte do filho Joseph R. Biden III, conhecido como Beau, aquele que Biden queria que fosse presidente dos Estados Unidos um dia. O filho morreu de um câncer de cérebro quando o pai era vice-presidente de Barack Obama;
  • Lidou com o vício em drogas do filho Hunter e, mais recentemente, com a condenação dele por porte de arma;
  • Biden foi descartado politicamente muitas vezes: ele perdeu as duas primeiras primárias presidenciais em 2020 para se recuperar e vencer a eleição. Os especialistas previram que as eleições de meio de mandato em 2022 seriam uma surra dos republicanos, mas não foram.

Ele consegue equilibrar as preocupações?

Então, como Biden equilibra essas preocupações, sobre disputar uma eleição arriscada, na qual diz que os alicerces da nação estão em jogo, com uma teimosia —construída por décadas de experiência— que lhe diz para seguir em frente, apesar dos ventos contrários da dúvida?

Faltam apenas algumas semanas para o prazo autoimposto pelos democratas para nomear Biden como seu candidato para 2024.

É um esforço para restaurar a ordem, e reprimir quaisquer outros sinais de motim. Biden tem que decidir se vai bancar a própria candidatura e apostar seu legado de serviço público contra Trump. Para ele, é uma aposta que arrisca a própria democracia, como ele mesmo disse, se ele perder.

Democratas influentes dos mais altos níveis, incluindo o líder da maioria no Senado, o Chuck Schumer, e pelo líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, estão enviando sinais de preocupação.

Também não há garantia de que outro candidato, como a vice-presidente Kamala Harris, se sairia melhor, e disputas privadas no partido surgiram sobre quem seria o substituto caso Biden se afastasse.

Aumenta pressão para Biden desistir de campanha presidencial

Aumenta pressão para Biden desistir de campanha presidencial

* Com informações da Associated Press




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

palco-de-‘despacito’,-rota-de-furacoes-e-cidade-mais-antiga-dos-eua:-descubra-curiosidades-sobre-porto-rico

G1 Mundo

Palco de ‘Despacito’, rota de furacões e cidade mais antiga dos EUA: descubra curiosidades sobre Porto Rico

La Perla: comunidade cenário de ‘Despacito’ em Porto Rico enfrenta desafios econômicos A ginga latina, como na música "Despacito", são parte da essência porto-riquenha. O autor da música é de San Juan, onde as memórias da era colonial espanhola estão preservadas. Banhada pelo Oceano Atlântico, San Juan é a maior cidade do território e exala história e cultura com suas casinhas coloridas, igrejas católicas e muralhas antigas. Veja no vídeo […]

today20 de julho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%