G1 Mundo

‘Acho que ele é que ficou desapontado’, diz Zelensky sobre Lula após tentativa de reunião entre os dois fracassar

today21 de maio de 2023 6

Fundo
share close

Presidente ucraniano havia pedido uma reunião bilateral com o brasileiro durante o G7 no Japão, mas o encontro não aconteceu por ‘incompatibilidade de agendas’ dos dois.


Lula e Zelensky — Foto: Reprodução



O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, minimizou neste domingo (21) o fato de não ter havido a reunião bilateral solicitada por ele ao Luiz Inácio Lula da Silva, durante o G7, no Japão, e disse, em tom de ironia, que acha que quem ficou desapontado foi o presidente brasileiro.

Segundo o que foi divulgado, o encontro não ocorreu em razão de uma “incompatibilidade de agendas” entre os dois.

Ao ser questionado pela imprensa se havia ficado decepcionado, Zelensky respondeu:

“Eu acho que ele ficou desapontado”, disse sorrindo e provocando risos entre os jornalistas.

O convite para a bilateral foi feito pelo ucraniano na sexta-feira (19). Inicialmente, Lula tinha se mostrado resistente porque avaliava a conveniência de ter o encontro em razão de o Brasil querer manter um posicionamento de neutralidade em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Segundo o governo brasileiro, a possibilidade de uma reunião chegou a ser negociada e uma sala foi montada para o encontro, mas o encontro ficou de fora da agenda.

Lula e Zelensky não terão reunião bilateral durante cúpula do G7

Lula e Zelensky não terão reunião bilateral durante cúpula do G7

Na mesa, o brasileiro ficou entre o presidente americano Joe Biden e o premiê canadense Justin Trudeau. Bem em frente a ele estava o ucraniano, ladeado pelo indiano Narendra Modi e o sul-coreado Yoon Suk-yeol. Ao centro, estava o anfitrião do encontro, o japonês Fumio Kishida. (Veja na foto abaixo.)

Lula defende reforma do Conselho de Segurança da ONU durante discurso: ‘é preciso falar da paz’ — Foto: Ricardo Stuckert

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-teste-de-dna-que-identificou-serial-killer-30-anos-depois-dos-crimes

G1 Mundo

O teste de DNA que identificou serial killer 30 anos depois dos crimes

Muitos temiam que os detetives nunca encontrariam o assassino conhecido como "estrangulador de sábado à noite" — mas 30 anos depois, ele foi encontrado no lugar mais improvável. Foram necessários dois testes de DNA para achar o homem que havia levado medo ao sul do País de Gales. Essa história de tragédia e justiça é contada na série britânica Steeltown Murders. Tudo começou no verão de 1973, quando dois incidentes […]

today21 de maio de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%