G1 Mundo

Acordo encerra greve de maioria de funcionários públicos no Canadá

today1 de maio de 2023 7

Fundo
share close

Um sindicato do setor estatal do Canadá anunciou, nesta segunda-feira (1º), um acordo para encerrar a greve de boa parte de milhares de funcionários públicos que, há dez dias, exigem aumentos salariais e mais teletrabalho.

O acordo encerra uma das maiores greves da história do Canadá, iniciada em 19 de abril por 155 mil servidores públicos, o equivalente a um terço dos funcionários do país.

A paralisação afetou muitos serviços federais, como emissão de passaportes e solicitações de imigração.



Depois de cerca de dois anos de negociações, a Aliança de Serviços Públicos do Canadá (PSAC) anunciou em nota que havia chegado a “acordos provisórios para seus 120.000 membros”.

Foto de arquivo mostra manifestantes com cartaz no qual se lê “respeito” durante ato a favor da greve do funcionalismo público, em Ottawa, no Canadá. — Foto: Blair Gable/Reuters

Segundo o texto, o acordo será aplicado a dezenas de milhares de servidores que devem retomar suas funções a partir deste segunda às 9h locais (10h no horário de Brasília), com um “contrato de trabalho justo e equitativo que supera o que o empregador havia oferecido antes do início da greve”.

A PSAC afirmou que obteve aumentos salarias de 12,6% em quatro anos, para o período de 2021 a 2024.

O sindicato pedia um aumento de 13,5% em três anos, ou 4,5% anual para compensar a inflação, enquanto o governo havia proposto 9% no mesmo período.

Também disse que conquistou “proteções muito melhores em relação ao teletrabalho”.

Ainda assim, 35.000 funcionários de serviços fiscais continuam em greve no Canadá.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trem-de-carga-russo-descarrila-por-‘artefato-explosivo’-perto-da-ucrania,

G1 Mundo

Trem de carga russo descarrila por ‘artefato explosivo’ perto da Ucrânia,

A explosão de um "artefato explosivo", nesta segunda-feira (1), provocou o descarrilamento de um trem de carga em uma região russa próxima à Ucrânia, sem deixar vítimas, informou o governador local. "Um artefato explosivo não identificado explodiu, provocando o descarrilamento de um trem de carga. Sem vítimas", informou pelo Telegram Alexander Bogomaz, governador da região de Briansk, fronteiriça com a Ucrânia. Segundo a fonte, o incidente ocorreu em uma ferrovia […]

today1 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%