G1 Mundo

Acusado por genocídio de Ruanda mais buscado no mundo é preso na África do Sul

today25 de maio de 2023 5

Fundo
share close

Fulgence Kayishema era o acusado pelo genocídio mais buscado no mundo, e estava foragido havia mais de 20 anos. Ele é apontado como o responsável por ter planejado a morte de cerca de 2.000 tutsis que estavam refugiados em uma igreja, durante o genocídio.

Segundo informou nesta quinta-feira (25) o tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU) para Crimes de Guerra, que julga os envolvidos no genocídio, Kayishema foi preso na cidade de Paarl, no sudoeste da África do Sul, a apensa 60 km da Cidade do Cabo.

A prisão, disse o tribunal, foi feita através de uma operação conjunta da polícia local e da Promotoria responsável pela investigação.



Ele estava foragido desde 2001, quando foi indiciado pelo Tribunal Penal Internacional da ONU para Ruanda – a Corte criada apenas para julgar esse genocídio -, o acusou de genocídio e crimes contra a humanidade por assassinatos e outros crimes cometidos na província de Kibuye.

Brammertz disse que a investigação que levou à sua prisão abrangeu vários países da África e além, e foi possível graças ao apoio e cooperação das autoridades sul-africanas.

O genocídio da Ruanda ocorreu em 1994 e foi perpetrado por extremistas hutus. Entre abril e julho daquele ano, 800 mil pessoas foram assassinadas, principalmente da minoria tutsi, mas também hutus moderados.

Ao longo dos últimos anos, vários acusados de envolvimento na matança, entre eles altos cargos do governo à época, foram presos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vulcao-em-erupcao-no-mexico:-por-que-popocatepetl-e-um-dos-mais-perigosos-do-mundo

G1 Mundo

Vulcão em erupção no México: por que Popocatépetl é um dos mais perigosos do mundo

Há vários dias, o vulcão Popocatépetl, no México, atrai atenção mundial com as imagens impressionantes de liberação de material incandescente e explosões, além de grandes exalações de fumaça e cinzas que atingiram cidades próximas e fizeram com que protocolos de emergência fossem ativados pelas autoridades. O Popocatépetl está ativo. No entanto, isso não é novidade, pois a "montanha fumegante" – na língua náuatle – reiniciou sua atividade no final de […]

today25 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%