G1 Mundo

Aeronave da Marinha dos EUA sobrevoa Estreito de Taiwan, e China rebate: ‘Atividades provocativas’

today28 de abril de 2023 11

Fundo
share close

Marinha norte-americana disse que fez monitoramento em compromisso com uma região ‘livre’. Já a China afirmou que EUA são disruptores da paz e da estabilidade no estreito.


Aeronave P-8A Poseidon da Marinha dos EUA fez patrulhamento no Estreito de Taiwan — Foto: U.S Navy



Uma aeronave de patrulha da Marinha dos Estados Unidos sobrevoou o Estreito de Taiwan, nesta sexta-feira (28), segundo comunicado dos militares norte-americanos. A China rebateu a atividade, informando que monitorou o voo e classificando a ação como uma atitude provocativa.

No comunicado, a Marinha dos Estados Unidos disse que o voo de patrulha “demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto”, em referência à região oceânica.

A aeronave que fez o patrulhamento é um P-8A Poseidon, usado em operações militares marítimas e, também, para busca e salvamento.

Mais tarde, o Comando Militar chinês afirmou que aviões de guerra do país monitoraram o movimento da aeronave norte-americana.

“Recentemente, navios e aeronaves dos EUA têm frequentemente conduzido atividades provocativas, o que provou plenamente que os Estados Unidos são um disruptor da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan”, disse um porta-voz militar.

A China considera a ilha de Taiwan como uma província rebelde que faz parte do território chinês. Pequim diz que está disposta a retomá-la até mesmo pela força, se necessário. Apenas 13 países no mundo reconhecem a soberania de Taiwan.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

no-sudao,-combates-se-intensificam-apesar-de-‘tregua’;-medicos-sem-fronteira-fazem-alerta

G1 Mundo

No Sudão, combates se intensificam apesar de ‘trégua’; Médicos Sem Fronteira fazem alerta

Pouco antes do fim do cessar-fogo, à meia-noite desta quinta-feira no horário local (19h de Brasília), o exército anunciou a sua "prorrogação por mais 72 horas" em resposta a "uma iniciativa da Arábia Saudita e dos Estados Unidos". Até agora, as milícias das Forças de Apoio Rápido (FAR) não se pronunciaram sobre o assunto. Alerta dos Médicos Sem Fronteiras Os Médicos Sem Fronteira (MSF) divulgaram um vídeo sobre a situação […]

today28 de abril de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%