G1 Mundo

Águas que brilham na escuridão? Entenda fenômeno em mar de Porto Rico

today21 de julho de 2024 3

Fundo
share close

Nas águas de Mosquito Bay, a Baía de Mosquito, é possível observar pontos de luz que brilham como estrelas. Veja no vídeo acima.

Este fenômeno é chamado de bioluminescência. Ele é provocado por organismos unicelulares microscópicos: os dinoflagelados, que liberam luz por meio de uma reação química. Qualquer movimento na água produz esse efeito.

Os dinoflagelados se acendem o tempo todo. Mas, por que eles fazem isso? Acredita-se que há uma forma de comunicação ou uma defesa para alertar sobre a proximidade de predadores. Esse mistério intriga pesquisadores como o Mark.



“Completamento mágico”, diz Mark Martin Bras.

Mágica que Mark acompanha desde que ele era um menino. Um deslumbramento que fez o Mark dedicar a vida ao estudo da bioluminescência. Uma vez por semana, ele analisa a qualidade da água, medindo fatores como o oxigênio, a quantidade de clorofila e a temperatura.

Embora haja outros lugares no mundo onde a bioluminescência é visível, os dinoflagelados encontraram em Porto Rico uma combinação ideal para brilhar. A baía tem uma entrada estreita e é pouco profunda, com água salgada e quente.

Águas que brilham na escuridão? Entenda fenômeno em mar de Porto Rico — Foto: Reprodução/TV Globo

A bioluminescência de perto

Na reserva ambiental de Vieques é proibido nadar à noite com os dinoflagelados, mas eles também estão em outros lugares. O Globo Repórter também foi até a Baía de Monte José, cerca de 200 quilômetros da Ilha de Vieques, onde é permitido entrar na água. Assim, é possível ver de perto a bioluminescência. Veja no vídeo acima.

Na água translúcida, os dinoflagelados se exibem como lanternas de neon. Em contraste com os raios do luar, o azul fica ainda mais evidente.

Globo Repórter conhece de perto a bioluminescência das águas de Porto Rico — Foto: Reprodução/TV Globo

Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

problemas-causados-pelo-apagao-global-de-tecnologia-podem-levar-dias-ate-serem-corrigidos

G1 Mundo

Problemas causados pelo apagão global de tecnologia podem levar dias até serem corrigidos

E pode levar dias até que as grandes organizações que possuem milhares de computadores voltem ao normal. Aparentemente, o caos causado na Europa foi maior do que na América do Norte e América Latina, o que levou os técnicos a perceberem que o problema foi gerado no reinício das operações computadorizadas pela manhã. No Reino Unido, a interrupção afetou empresas, postos de saúde, farmácias e gerou longas filas nos aeroportos […]

today21 de julho de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%