G1 Mundo

Alemão suspeito de espionar para o Kremlin teria acessado dados militares sensíveis

today13 de agosto de 2023 4

Fundo
share close

O oficial Thomas H., trabalhava num departamento responsável por compras governamentais, o que inclui a aquisição de modernos sistemas eletrônicos de combate, segundo os veículos Spiegel Online e Zeit.

De acordo com a Procuradoria, o homem teria visitado a embaixada em Berlim e o consulado russo em Bonn diversas vezes desde maio “por iniciativa própria”, e fornecido a diplomatas do Kremlin informações sobre seu trabalho no Departamento de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte In-Service da Bundeswehr, baseado em Koblenz, no estado de Renânia-Palatinado, com o intuito de fazê-las chegar ao serviço secreto russo.

Por que sistemas eletrônicos de combate são tão importantes?



Os sistemas eletrônicos de combate incluem tecnologia capaz de monitorar, interferir e até mesmo desativar sistemas de rádio e de defesa antiaérea inimigos. O departamento onde o militar preso trabalhava também cuida da aquisição de armamento usado por tropas de elite.

Segundo a revista Spiegel, Thomas H. teria tido “amplo acesso” às capacidades eletrônicas das Forças Armadas alemãs, algo só concedido a quem passa por rigorosas verificações de segurança dentro da instituição.

Elo com a ultradireitista AfD

Além do acesso às informações sensíveis, o oficial também teria laços com o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), classificado como populsta de direita, noticiaram os jornais Zeit e Tagesspiegel.

O deputado federal democrata-cristão Roderich Kiesewetter comentou que membros da AfD não deveriam atuar para as forças de segurança, já que isso representaria uma “ameaça ao Estado”.

Os relatos sobre espionagem russa na Alemanha têm aumentado desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 fevereiro de 2022, culminando na expulsão de 40 diplomatas russos em abril deste ano. Em retaliação, Moscou ordenou a saída de 40 diplomatas alemães.

Depois, em maio, a Rússia fixou um limite de 350 funcionários alemães em seu território, o que, na prática, resultou na expulsãode centenas de funcionários de missões diplomáticas e outras instituições, como escolas e centros culturais. A Alemanha respondeu com o fechamento de quatro dos cinco consulados russos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

medico-ligado-a-faccao-criminosa-e-envolvido-em-morte-de-paciente-diz-a-justica-que-virou-dependente-quimico-devido-a-pandemia

G1 Santos

Médico ligado a facção criminosa e envolvido em morte de paciente diz à Justiça que virou dependente químico devido à pandemia

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) negou o pedido da defesa de Pedroso de suspensão do processo e a instauração do incidente de insanidade mental, que consiste no procedimento de verificação da saúde mental do réu, por meio de perícia médica. A decisão também foi aceita pela Justiça do Estado. De acordo com a decisão, os mais de 60 kg de cocaína encontrados na casa de Pedroso são avaliados […]

today13 de agosto de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%