Prefeitura de Guarujá

Alunos da E.M Maria Aparecida Ramos Camargo fazem apresentação do ‘Ler Para Humanizar’

today1 de dezembro de 2022 21

Fundo
share close

Durante o ano, os mais de 600 alunos da Unidade leram dois livros e fizeram apresentação especial sobre eles; iniciativa abrange todas as escolas da rede municipal de ensino

Um momento especial aconteceu na Escola Municipal Maria Aparecida Ramos Camargo (Jardim Brasil), no último dia 25. Alunos do 6° ao 9° ano fizeram uma apresentação do projeto ‘Ler Para Humanizar’, uma iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que tem como objetivo incentivar a leitura.

No primeiro semestre, alunos do 6° e 7° ano leram o livro: ‘O Mistério do 5 Estrelas’ e, no segundo, ‘Malala, a menina que queria ir para a escola’. Foi sobre este segundo que os pequenos apresentaram o resumo da história, leram poemas e até se vestiram de forma característica aos personagens.

Willian Silva, do 6° ano, foi um dos que falaram da importância que Malala tem na história. “Li e gostei muito. É um livro maravilhoso. Espero que a escola continue com esse projeto de leitura, pois é muito importante na vida de um cidadão”.

Já os alunos do 8° e 9° ano leram ‘O Pequeno Príncipe’ no primeiro semestre e ‘A Face Oculta’ no segundo, que inclusive foi tema da apresentação dos alunos. O livro aborda o tema do bullying e ciberbulliyng, e se tornou inspiração para confecções de cartazes, desenhos e até de poemas autorais pelos alunos.



Um deles é Kriscia Eduarda, do 8° ano, que trabalhou e desenvolveu o poema “Bullying: por que e para quê?”. No texto, abordou o momento que foi tocada pelo tema e decidiu escrever. “Comecei a pensar como pode ser profundo uma pessoa sofrer bullying. Nunca passei por isso, mas já vi muito em séries e filmes. Percebi que não é um simples xingamento ou ofensa, é algo que pode doer na alma”, disse.

Os livros lidos seguiram a indicação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), programa destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias às escolas públicas. Todas as escolas da rede municipal de ensino de Guarujá disponibilizaram os quatro livros e estimularam a leitura dos alunos.

Para a diretora da E.M. Maria Aparecida Ramos Camargo, Carla Simões, a dedicação e empenho dos alunos é motivo de orgulho: “É muito emocionante. Eu amo ler, escrever e estudar, e vê-los fazendo o mesmo só nos traz felicidade”, afirmou.

Sobre Malala

Malala Yousafsai é uma ativista paquistanesa. Ela é a pessoa mais jovem a ser laureada com o Prêmio Nobel e é conhecida por sua luta pelos direitos humanos das mulheres e acesso à educação na sua região natal, no nordeste do Paquistão, local em que talibãs impedem meninas de frequentar escolas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trio-e-preso-apos-realizar-saques-com-diversos-cartoes-bancarios-em-agencia-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Trio é preso após realizar saques com diversos cartões bancários em agência no litoral de SP

Três homens foram presos em flagrante por serem suspeitos de realizar saques com diversos cartões em uma agência bancária em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O g1 apurou que o trio estava usando cartões, com nome de pessoas diferentes, e conseguiu sacar cerca de R$ 1.200. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar uma possível fraude bancária. De acordo com a PF, nesta quarta-feira (30), os indivíduos foram […]

today1 de dezembro de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%