Durante o ano, os mais de 600 alunos da Unidade leram dois livros e fizeram apresentação especial sobre eles; iniciativa abrange todas as escolas da rede municipal de ensino
Um momento especial aconteceu na Escola Municipal Maria Aparecida Ramos Camargo (Jardim Brasil), no último dia 25. Alunos do 6° ao 9° ano fizeram uma apresentação do projeto ‘Ler Para Humanizar’, uma iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que tem como objetivo incentivar a leitura.
No primeiro semestre, alunos do 6° e 7° ano leram o livro: ‘O Mistério do 5 Estrelas’ e, no segundo, ‘Malala, a menina que queria ir para a escola’. Foi sobre este segundo que os pequenos apresentaram o resumo da história, leram poemas e até se vestiram de forma característica aos personagens.
Willian Silva, do 6° ano, foi um dos que falaram da importância que Malala tem na história. “Li e gostei muito. É um livro maravilhoso. Espero que a escola continue com esse projeto de leitura, pois é muito importante na vida de um cidadão”.
Já os alunos do 8° e 9° ano leram ‘O Pequeno Príncipe’ no primeiro semestre e ‘A Face Oculta’ no segundo, que inclusive foi tema da apresentação dos alunos. O livro aborda o tema do bullying e ciberbulliyng, e se tornou inspiração para confecções de cartazes, desenhos e até de poemas autorais pelos alunos.
Um deles é Kriscia Eduarda, do 8° ano, que trabalhou e desenvolveu o poema “Bullying: por que e para quê?”. No texto, abordou o momento que foi tocada pelo tema e decidiu escrever. “Comecei a pensar como pode ser profundo uma pessoa sofrer bullying. Nunca passei por isso, mas já vi muito em séries e filmes. Percebi que não é um simples xingamento ou ofensa, é algo que pode doer na alma”, disse.
Os livros lidos seguiram a indicação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), programa destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias às escolas públicas. Todas as escolas da rede municipal de ensino de Guarujá disponibilizaram os quatro livros e estimularam a leitura dos alunos.
Para a diretora da E.M. Maria Aparecida Ramos Camargo, Carla Simões, a dedicação e empenho dos alunos é motivo de orgulho: “É muito emocionante. Eu amo ler, escrever e estudar, e vê-los fazendo o mesmo só nos traz felicidade”, afirmou.
Sobre Malala
Malala Yousafsai é uma ativista paquistanesa. Ela é a pessoa mais jovem a ser laureada com o Prêmio Nobel e é conhecida por sua luta pelos direitos humanos das mulheres e acesso à educação na sua região natal, no nordeste do Paquistão, local em que talibãs impedem meninas de frequentar escolas.
Publicar comentários (0)