Prefeitura de Guarujá

Alunos da rede municipal devem ter aulas sobre empreendedorismo a partir de 2023

today10 de novembro de 2022 28

share close

Prefeito de Guarujá, e Sebrae assinaram uma carta de intenção durante o encerramento da programação especial, que aconteceu na noite desta terça-feira (8), no Teatro Procópio Ferreira

A Jornada Empreendedora 2022 fechou sua programação de palestras, cursos, oficinas e workshops totalmente gratuitos com chave de ouro. O encerramento ficou por conta da palestra do especialista em Finanças Leandro Trajano, no Teatro Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba), na noite desta terça-feira (8). A Prefeitura de Guarujá e o Sebrae ainda assinaram uma carta de intenção para que o empreendedorismo seja ministrado na rede pública de ensino a partir de 2023.

Mais de 200 pessoas ocuparam o auditório do teatro para ver o palestrante mostrar como é fundamental conhecer e explorar ferramentas e meios para gerir melhor as finanças do dia a dia, seja pessoa física ou pessoa jurídica. “É preciso se organizar e fazer alguns cálculos, além de traçar nossas próprias metas e objetivos a respeito de riqueza, sucesso e felicidade. Às vezes, não percebemos a oportunidade na hora que ela aparece. É necessário parar e entender onde estou, mas sempre de olho aonde quero chegar”, diz o especialista.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, descreve sentir a alegria do semeador vendo o trabalho dando ótimos frutos. “A Administração Municipal tem a importante missão de oferecer uma rede de apoio para quem está desempregado ou tenta uma nova jornada profissional. E, justamente por isso, toda a equipe é empenhada em oferecer o atendimento necessário para ajudar principalmente os pequenos empreendedores”.

O superintendente de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual, Diego Abreu, lembra que o empreendedorismo se tonou política pública na Cidade em 2017. “Esse é o mecanismo de sustento de muitas famílias. Pensando nisso, este ano, já realizamos 82 ações que alcançaram 2 mil pessoas”.



Novidade

O prefeito destacou a ação da Jornada Empreendedora como motivadora e quer levar para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino o conhecimento a respeito do empreendedorismo. “Uma frase que me motiva muito é ‘quem sabe o que quer vai mais longe’. O empreendedorismo pode ser uma opção de carreira e nossos jovens terão acesso a esse tipo de conteúdo desde cedo. É algo que ajudará a sair da mesmice e a enxergar o futuro. Convivemos com oportunidades em diversos setores de Guarujá, basta olharmos para elas”, explica o prefeito.

O analista de Projetos e Negócios do Sebrae Baixada Santista, Leonardo Abreu, lembra que a unidade Guarujá já realizou mais de 12 mil atendimentos em cinco anos. Por isso, os munícipes podem aproveitar para tirar dúvidas bem perto de casa. “Quando a gente quer alguma coisa de verdade, a gente mete o pé e faz acontecer. É preciso abraçar as oportunidades”.

Quem destacou sempre aproveitar os cursos gratuitos oferecidos por Guarujá foi o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, Henrique Leone, que também marcou presença no evento. “O empresário deve aprender todos os dias. É necessário estudar cada vez mais”.

Inclusão

No auditório do Teatro Procópio Ferreira, pessoas de diversas idades acompanharam por mais de uma hora as dicas do especialista em Finanças Leandro Trajano. Ele, que veio de Recife especialmente para o evento, ainda tirou dúvidas ao final da palestra e realizou o sorteio de um livro.

Entre os participantes, a estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Dirce Valério, Patricia Martins, disse que colocará em prática tudo o que foi ensinado. Ela, que tem 42 anos e mora na Vila Zilda, acompanhou a palestra por meio de Libras. “Ela vende empadinhas e vende para vizinhos e amigos a fim de complementar a renda”, traduziu a intérprete Isadora Peixoto de Carvalho, que a acompanha em todas as atividades educacionais. “Ela quer guardar o dinheiro e disse que fará fluxo de caixa”, complementou.

Retrospectiva

Nesta edição da Jornada Empreendedora, workshops gratuitos sobre ferramentas e estratégias para empreendedores que desejam crescer utilizando os meios digitais ganharam atenção especial. A educação empreendedora também esteve no foco, a fim de destacar a importância de introduzir o tema no ensino básico de jovens. A iniciativa foi idealizada para promover diversas ações gratuitas voltadas à capacitação e ao fomento do empreendedorismo no Município.

A Jornada Empreendedora 2022 é uma ação da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), em parceria com o Sebrae SP, e com o apoio da Associação Comercial de Guarujá (ACEG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sest/Senat e Uniasselvi.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dj-oz-mafra-morre-apos-ser-atingido-por-estrutura-de-palco-que-desabou-em-balada-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

DJ Oz Mafra morre após ser atingido por estrutura de palco que desabou em balada no litoral de SP; VÍDEO

O Dj Osnir Silvino dos Santos Mafra, conhecido como DJ Oz Mafra, de 40 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (9) após ficar 13 dias internado na Santa Casa de Santos, no litoral de São Paulo. Ele foi encaminhado ao hospital, na noite do dia 29 de outubro, depois de ser atingido pela estrutura do palco de uma casa noturna localizada em São Vicente, durante um forte temporal. Segundo apurado […]

today10 de novembro de 2022 115

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%