Os bloqueios nas estradas, por conta dos protestos contra o resultado das eleições, estão causando impactos em alguns portos do país, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Por conta disso, a Agência liberou uma ferramenta online para que a população possa acompanhar em tempo real a situação dos terminais portuários e das vias de acesso.
O Painel Situação dos Portos em Tempo Real foi disponibilizado, nesta terça-feira (1), pela Agência por meio da Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais. O Porto de Santos, o maior do país, opera regularmente e com o acesso dos caminhões liberados, conforme a Antaq. Já os portos do Sul já apresentam problemas, como atrasos na chegada aos terminais.
“A ferramenta mostra o status de operação portuária, o nível de criticidade e as vias de acesso às instalações. Pelo sistema é possível verificar informações de 34 portos públicos e de sete terminais privados”, ressaltou.
ANTAQ monitora situação dos portos brasileiros em tempo real devido aos bloqueios em rodovias — Foto: Divulgação/Agência Nacional de Transportes Aquaviários
Ao g1, a Antaq informou que o sistema de monitoramento foi pensado desde a paralisação dos caminhoneiros em 2018, porém, foi criado em 2021. Após passar por uma fase de testes internos, ele foi disponibilizado para a população. A ferramenta deve ficar disponível permanentemente pelo site e em breve através de um aplicativo para celular.
A Antaq afirmou também que o painel é alimentado pelas gerências e unidades regionais, quase que instantaneamente, com informações “corretas, relevantes e atualizadas acerca da situação dos portos brasileiros”. De acordo com a Agência, os fiscais também estão acompanhando in loco os impactos causados nas instalações portuárias por conta dos bloqueios nas estradas.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)