G1 Santos

Anvisa atualiza medidas de controle sanitário e permite acesso a navios de cruzeiro apenas com testes negativos

today30 de setembro de 2022 17

Fundo
share close

Teste vira opção, assim como o comprovante de vacinação. Uso de máscaras e distanciamento social deixam de ser obrigatórios, apesar de ainda recomendados pela Agência.

Novas medidas para passageiros de navios de cruzeiro são definidas pela Anvisa e deve afetar Porto de Santos, SP — Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as medidas de controle sanitário contra a Covid-19 em navios de cruzeiro. Agora, os passageiros vão poder optar entre apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo realizado até 24 horas antes do embarque.

A definição consta na Portaria GM/MS nº 3.667, publicada na última quinta-feira (29). Caso o passageiro resolva embarcar com comprovante de vacinação, este deve estar completo, indicando todas as doses.

Se a opção for por embarcar com o teste, este deverá ter sido feito com 24h antes de embarcar. Serão aceitos os testes de antígeno ou molecular (RT-PCR).

Até então, a vacinação era obrigatória independentemente da apresentação do teste. Segundo a Anvisa, as exigências valem para brasileiros e estrangeiros, a partir de 3 anos de idade.

Os autotestes não serão mais aceitos e as vacinas válidas são aquelas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou no país de origem do viajante.

A Diretoria Colegiada ainda definiu que as embarcações do exterior somente podem entrar em portos brasileiros designados pela OMS, de modo a garantir que haja equipe de fiscalização da Anvisa nesses pontos de entrada.

As novas medidas foram adotadas devido ao fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) causada pelo novo coronavírus, segundo a Anvisa. Além disso, o uso de máscaras e o distanciamento social deixam de ser obrigatórios aos passageiros, apesar de ainda ser recomendado pela Anvisa.

A disponibilização de álcool em gel, os procedimentos de limpeza e desinfecção, o funcionamento de sistemas de climatização, o monitoramento de casos suspeitos de Covid-19 a bordo e a eventual aplicação de medidas de isolamento para os casos confirmados, suspeitos e aqueles que tiveram contato próximo com o infectado são medidas que seguem mantidas.

Segundo a Anvisa, as embarcações e viajantes continuam sujeitos a condições de isolamento e quarentena, que serão definidos caso a caso, seja confirmado, suspeito, contato próximo ou assintomático.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-que-executou-seguranca-em-padaria-e-morto-em-ponto-de-trafico-de-drogas-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem que executou segurança em padaria é morto em ponto de tráfico de drogas no litoral de SP

De acordo com a Polícia Civil, agentes do 2º DP de São Vicente receberam denúncia anônima, por volta das 17h de quinta-feira (29), de tráfico na Avenida Dr. Haroldo de Camargo, com a Rua Dr. Flor Horacio Cyrilo. Uma equipe se deslocou ao local indicado e identificou um grupo com cinco homens suspeitos - entre eles estava Samuel. Homem que executou segurança em padaria é morto em ponto de tráfico […]

today30 de setembro de 2022 55

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%