G1 Mundo

Apagão nacional atinge o Equador; ministro de Energia diz que evento é ‘fiel reflexo da crise energética’ do país

today20 de junho de 2024 4

Fundo
share close

O Equador foi afetado por um apagão nacional nesta quarta-feira (19) e diversas regiões do país enfrentaram problemas durante horas. , e as autoridades estão trabalhando para resolver o problema, disse o ministro das Obras Públicas, Roberto Luque, no X (antigo Twitter).

“Houve uma falha na linha de transmissão que causou uma desconexão em cascata, resultando na falta de eletricidade em escala nacional”, disse ministro das Obras Públicas, Roberto Luque, que também é o ministro interino de Energia. Em nota, o ministro citou o Operador Nacional de Eletricidade do país (CENACE) e que autoridades trabalharam para resolver o problema.

O apagão começou por volta das 15h20 locais (17h20 no horário de Brasília), segundo comunicado da prefeitura de Quito, e cerca de 95% da energia no país já tinha sido restabelecida até as 21h (horário de Brasília), de acordo com Roberto Luque.



A prefeitura da capital se desculpou pelo apagão e disse que “todos os equipamentos técnicos foram mobilizados para garantir o controle e a segurança dos cidadãos”, agentes de trânsito foram designados para lidar com o trânsito e que protocolos de segurança no metrô de Quito foram acionados.

“Este evento é um fiel reflexo da crise energética que vivemos, com falta de investimento em geração (o que aconteceu em abril), falta de investimento em transmissão (o que aconteceu hoje) e em distribuição. Por anos, deixou-se de investir nesses sistemas e hoje estamos vivendo as consequências”, disse Luque em publicação no X (antigo Twitter).

Segundo o ministro, cidades da região andina como Quito, Ambato e Riobamba recuperaram 100% do fornecimento de energia até as 21h (horário de Brasília). No entanto, em outras cidades, como a portuária Guayaquil, apenas 41% do serviço foi restabelecido, e a recuperação total pode levar até o final da noite.

Questionado se o problema poderia se repetir, Luque afirmou que “é pouco provável”.

Segundo a agência Associated Press, o apagão ocorre dias após o governo equatoriano anunciar novos cortes de energia pelo país por conta de problemas de produção.

Em algumas áreas do Equador, o corte durou 20 minutos. Entretanto, canais e comunicação locais e usuários nas redes sociais relataram que o problema persistia na maior parte das cidades e até em zonas hospitalares.

Desde o ano passado, o Equador enfrenta uma crise de geração elétrica que resultou em racionamentos em todo o país, o que levou o governo do presidente Daniel Noboa, em abril, a programar cortes de luz de 8 a 12 horas diárias durante o horário letivo. À época, esses cortes foram sendo gradualmente reduzidos.

Devido a fortes temporais de inverno no país, as usinas hidrelétricas Coca Codo e San Francisco paralisaram suas atividades porque os reservatórios que as abastecem estavam trazendo grande quantidade de resíduos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pinacoteca-benedicto-calixto-oferece-oficinas-de-arte-gratuitas-para-estudantes-da-rede-publica

G1 Santos

Pinacoteca Benedicto Calixto oferece oficinas de arte gratuitas para estudantes da rede pública

Embora as aulas sejam oferecidas aos alunos da rede pública de ensino, estudantes de escolas particulares poderão participar, caso as vagas não sejam preenchidas. As aulas são ministradas pela professora Adinéia Batatinha dos Santos, profissional com experiência como docente e organização de exposições artísticas. No curso, são ensinados os conceitos básicos das artes plásticas e técnicas de pintura. Para a realização da aula, o projeto oferece aos alunos telas, tintas, […]

today19 de junho de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%