Um homem, de 34 anos, teve os dados do aplicativo de transportes fraudados e descobriu um prejuízo de mais de R$ 8 mil. Cauê Bueno Mattosinho, morador de Santos, no litoral de São Paulo, relatou ao g1 que foram feitas 176 viagens em seu nome. Os valores foram debitados da conta dele e da empresa onde trabalha. Em nota, a Uber disse que investiga o caso e que está reembolsando a vítima.
Cauê contou ter percebido, na noite de 25 de outubro, algumas cobranças bancárias referentes a corridas feitas através do transporte por aplicativo. Ele imaginou que fossem de viagens anteriores, que não haviam sido debitadas.
Na manhã do dia seguinte, porém, ele disse ter analisado a conta com mais calma e percebido dezenas de outras cobranças indevidas. Além de viagens em nome dele, haviam débitos em nome da empresa de transporte marítimo, onde ele trabalha como supervisor de atendimento ao cliente.
A vítima contou que, a princípio, pensou que o cartão de crédito tinha sido clonado, mas, segundo ele, o problema foi outro. “Algum motorista ou funcionário da Uber tinha o meu e-mail e conseguiu mudar a senha, depois alterou o e-mail para um fictício e mudou o número do meu telefone para um de Minas Gerais”, relatou.
Cauê Bueno Mattosinho, de Santos, sofreu um golpe de mais de R$ 8 mil — Foto: Getty Images via BBC
Cauê notou, em seguida, que havia perdido o acesso à própria conta, e os golpistas aproveitaram os dados bancários cadastrados no aplicativo para realizar, durante três dias, diversas viagens caras, além de dar gorjetas com valores altos.
“Tive que cancelar todos os meus cartões. Foi bem complicado. O atendimento da Uber foi péssimo. Abri vários chamados, mas nenhum foi respondido inicialmente. Chamei nas redes sociais e falaram que eu tinha que esperar. Quando começaram a me responder, não me ajudaram de fato, e as cobranças continuam a vir”, desabafou.
De acordo com Cauê, boa parte dos valores já foi depositada e, no momento, ele aguarda por um depósito de R$ 152,76, além do cancelamento do crédito de R$ 381,43, este em análise pelas agencias bancárias. “O sentimento é de não ter tido suporte, de frustração”.
Foram debitados valores da conta pessoal da vítima e da empresa onde ela trabalha — Foto: Arquivo pessoal
Em nota, a Uber informou que a empresa realizou ajustes nas viagens identificadas como indevidas, realizando o reembolso de 114 delas, entre os dias 25 e 28 de outubro. “Nas mensagens enviadas ao suporte ele [Cauê] informou que a conta utilizada em sua empresa também teria sido objeto de fraude. A Uber segue aguardando os dados dessa conta para que possa fazer as verificações necessárias”.
A empresa informou que os esquemas de fraude estão em constante evolução e, por isso, está trabalha para atualizar e fortalecer os processos internos para proteger a plataforma e os usuários.
“Nossas equipes de detecção de fraudes usam análises manuais e sistemas automatizados de aprendizado que analisam mais de 600 tipos de sinais diferentes à procura de comportamentos fraudulentos”, ressaltou a empresa.
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Por: G1
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