G1 Santos

‘Aproximar as áreas técnicas’, diz secretária de Infraestrutura do governo de SP sobre o Porto de Santos e a construção do túnel

today12 de janeiro de 2023 19

Fundo
share close

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, durante o Bom dia São Paulo, desta quinta-feira (12), disse a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, é uma questão a ser definida. Segundo ela, a decisão inicial é da construção de um túnel submerso.

“É uma discussão a travessia, certamente”, disse a secretária. Ela falou que foi realizada uma reunião entre o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quarta-feira (11), para alinhar temas referentes ao Porto de Santos. Segundo ela, o projeto da construção do túnel está relacionado à concessão do complexo portuário.

Natália Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP — Foto: Reprodução/TV Globo



“O que a gente vai tentar nas próximas semanas, isso foi acordado em Brasília, aproximar as áreas técnicas para tentar encaminhar o projeto do Porto de Santos, que é um projeto que vai trazer muitos benefícios para a sociedade, de forma geral, São Paulo, Brasil, Baixada Santista. E, dentro dele, estaria o projeto do túnel” disse a secretária.

A análise do processo de privatização do Porto de Santos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) foi adiado em dezembro. Relator do caso, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, apresentou um voto favorável ao projeto do governo federal. Ele também concordou em conceder ao mesmo grupo privado a concessão do porto e a construção de um túnel entre Guarujá e Santos.

Com dúvidas sobre a modelagem, os ministros Walton Alencar, Benjamin Zymler e Vital do Rêgo pediram vista do processo. Com isso, o caso só deve voltar à pauta nos primeiros meses de 2023.

Túnel é alternativa para ligação seca entre Santos e Guarujá, SP — Foto: Divulgação/SPA

Existem dois projetos alternativos para a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá. O projeto do túnel tem um trajeto de 1,7 km, com três faixas de rolagem em cada sentido. O projeto inclui acesso para ciclistas, pedestres e, futuramente, uma via exclusiva para o Veículo Leve Sobre Trilhos.

Já o projeto da ponte, projetado pela Ecovias, tem 7,5 km de extensão, com início na entrada de Santos e término próximo ao acesso à Ilha Barnabé, na Área Continental de Santos.

Programa de Parcerias de Investimentos

Conforme o conselho, entre os objetivos do empreendimento, estão a maior segurança para as operações de tráfego de embarcações – com o desvio do trânsito para o túnel -, mobilidade urbana e operacional entre as margens portuárias e a redução das interferências de navegação no canal do porto. A previsão das autoridades federais era de que o edital fosse lançado no terceiro trimestre de 2022.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

rabino-decide-investigar-perseguicao-contra-os-cristaos

Gospel Prime

Rabino decide investigar perseguição contra os cristãos

Recentemente, o rabino Abraham Cooper que tem lutado por décadas contra o anti-semitismo através de seu trabalho no Centro Simon Wiesenthal, foi convidado a se juntar à luta contra a perseguição religiosa em todo o mundo como Vice-Presidente da Comissão dos EUA para a Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF). De acordo com a CBN News, Cooper disse que não sabia muito sobre a organização, que é coordenada pelo Congresso, mas ele […]

today12 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%