A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, durante o Bom dia São Paulo, desta quinta-feira (12), disse a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, é uma questão a ser definida. Segundo ela, a decisão inicial é da construção de um túnel submerso.
“É uma discussão a travessia, certamente”, disse a secretária. Ela falou que foi realizada uma reunião entre o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quarta-feira (11), para alinhar temas referentes ao Porto de Santos. Segundo ela, o projeto da construção do túnel está relacionado à concessão do complexo portuário.
Natália Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
“O que a gente vai tentar nas próximas semanas, isso foi acordado em Brasília, aproximar as áreas técnicas para tentar encaminhar o projeto do Porto de Santos, que é um projeto que vai trazer muitos benefícios para a sociedade, de forma geral, São Paulo, Brasil, Baixada Santista. E, dentro dele, estaria o projeto do túnel” disse a secretária.
A análise do processo de privatização do Porto de Santos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) foi adiado em dezembro. Relator do caso, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, apresentou um voto favorável ao projeto do governo federal. Ele também concordou em conceder ao mesmo grupo privado a concessão do porto e a construção de um túnel entre Guarujá e Santos.
Com dúvidas sobre a modelagem, os ministros Walton Alencar, Benjamin Zymler e Vital do Rêgo pediram vista do processo. Com isso, o caso só deve voltar à pauta nos primeiros meses de 2023.
Túnel é alternativa para ligação seca entre Santos e Guarujá, SP — Foto: Divulgação/SPA
Existem dois projetos alternativos para a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá. O projeto do túnel tem um trajeto de 1,7 km, com três faixas de rolagem em cada sentido. O projeto inclui acesso para ciclistas, pedestres e, futuramente, uma via exclusiva para o Veículo Leve Sobre Trilhos.
Já o projeto da ponte, projetado pela Ecovias, tem 7,5 km de extensão, com início na entrada de Santos e término próximo ao acesso à Ilha Barnabé, na Área Continental de Santos.
Programa de Parcerias de Investimentos
Conforme o conselho, entre os objetivos do empreendimento, estão a maior segurança para as operações de tráfego de embarcações – com o desvio do trânsito para o túnel -, mobilidade urbana e operacional entre as margens portuárias e a redução das interferências de navegação no canal do porto. A previsão das autoridades federais era de que o edital fosse lançado no terceiro trimestre de 2022.
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