G1 Mundo

Arábia Saudita vai sediar reunião para discutir guerra na Ucrânia, diz jornal

today29 de julho de 2023 10

share close

Para o encontro será realizado na cidade de Jidá, a Arábia Saudita e a Ucrânia convidaram 30 países, incluindo Brasil, Índia, Indonésia, Egito, Chile e Zâmbia.

Trata-se de mais uma tentativa de Ucrânia de conseguir apoio de países em desenvolvimento, que, em boa parte, permanecem neutros em relação à guerra.

O objetivo é que o esforço possa levar a uma cúpula de paz no final de 2023, quando líderes assinariam uma carta de princípios compartilhados para o encerramento da guerra. O documento serviria como apoio à Ucrânia em futuras negociações de paz com a Rússia.



Segundo o WSJ, ainda não está claro quantos países realmente vão enviar representantes à reunião na Arábia Saudita. Entre os que já confirmaram a participação, estão Reino Unido, África do Sul e Polônia, além da União Europeia.

O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, também deve comparecer à reunião, segundo o WSJ. O jornal também afirmou que a China foi convidada, mas não deve participar.

A Rússia, que alega ter anexado cerca de um sexto da Ucrânia, diz considerar a possibilidade de negociações de paz, contanto que a Ucrânia aceite “novas realidades” sobre territórios. A Ucrânia, por sua vez, diz que as conversas só serão possíveis se as tropas russas deixarem seu território.

Lula pode ajudar a reunir líderes da América Latina para ajudar no processo de paz, segundo Zelensky

Lula pode ajudar a reunir líderes da América Latina para ajudar no processo de paz, segundo Zelensky




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Seca no Lago Titicaca, a quase 4 mil metros de altura, causa alerta na Bolívia

O Serviço Hidrográfico Nacional da Força Naval da Bolívia informou que a profundidade do lago está dois centímetros abaixo do nível que é considerado preocupante. Seca no Lago Titicaca pode prejudicar a vida animal e a economia da região, que recebe turistas — Foto: Juan Karita/AP Segundo as projeções este é apenas o começo de uma realidade que preocupa as comunidades indígenas aimarás, que dependem do lago para sua subsistência e temem que a seca possa afetar permanentemente a flora […]

today29 de julho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%