G1 Mundo

Argentina encerra votação que vai definir candidatos à presidência em outubro

today13 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

Os centros de votação abriram neste domingo (13) para as primárias abertas e obrigatórias. As eleições começaram às 8h e terminaram às 18h. Os resultados são esperados para a partir das 21h.

O atual presidente do país, Alberto Fernandez, disse em abril que não irá se candidatar à reeleição.

Patrícia Bullrich e Horácio Larreta são os principais nomes da direita-conservadora.



Patricia Bullrich durante evento em Buenos Aires em 7 de agosto de 2023 — Foto: Matias Baglietto/REUTERS

Bullrich propõe remover rapidamente os controles de capital, cortar gastos para combater a inflação e reduzir os impostos sobre as exportações agrícolas, o principal motor econômico da Argentina.

Já Larreta promete a desregulamentação dos mercados e o equilíbrio do orçamento público, embora prefira uma abordagem mais gradual e liderada pelo diálogo para evitar desencadear mais crises econômicas.

Candidato às primárias da Argentina, Horácio Larreta, aparece durante evento em Buenos Aires em 7 de agosto de 2023 — Foto: Mariana Nedelcu/REUTERS

A esquerda deve ser representada por Sérgio Massa.

O atual ministro da Economia, Massa, é o principal candidato de ‘unidade’ para o grupo Union por la Patria da coalizão peronista e o distante favorito para ganhar sua nomeação.

Massa representa a ala centrista do peronismo, a principal força política da Argentina por décadas, embora tenha uma relação mista com a poderosa ala esquerda da coalizão.

Massa é o candidato mais popular na maioria das pesquisas de opinião.

Sergio Massa durante evento em Buenos Aires em 19 de julho de 2023 — Foto: Agustin Marcarian/REUTERS

Entretanto, especialistas analisam que a crise econômica (116% de inflação) deixou muitos desiludidos com os principais partidos políticos, a coalizão governista peronista e a oposição conservadora Juntos pela Mudança.

Isso abre portas para uma possível vitória de um candidato libertário de extrema direita que vem crescendo nas pesquisas, Javier Milei.

Conhecido pelos cabelos despenteados e a típica jaqueta de couro, o economista de 52 anos propõe dolarizar a economia, fechar o banco central e erradicar vários ministérios para encolher o estado.

Javier Milei durante evento político em Buenos Aires no dia 7 de agosto de 2023 — Foto: Agustin Marcarian/REUTERS




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘fervura-global’:-incendios-no-havai-deixam-93-mortos,-o-pior-desastre-do-tipo-nos-eua-em-1-seculo

G1 Mundo

‘Fervura global’: incêndios no Havaí deixam 93 mortos, o pior desastre do tipo nos EUA em 1 século

'A era da fervura global chegou', afirmou em julho o secretário-geral da ONU, António Guterres, depois da confirmação que as três primeiras semanas do mês foram as mais quentes já registradas. No Havaí, as causas exatas das chamas ainda são desconhecidas, mas o que se sabe é que o tempo excepcionalmente seco e fortes ventos na região ajudaram a alimentar o fogo e a deixar a vegetação da ilha de […]

today13 de agosto de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%