G1 Mundo

Armas nucleares táticas: Rússia inicia exercícios militares contra ‘ameaças ocidentais’

today22 de maio de 2024 4

Fundo
share close

Armas nucleares táticas (também chamadas de não estratégicas) têm um alto poder destrutivo, mas são bem menos potentes do que as estratégicas, que só seriam usadas para destruir cidades inteiras.

No começo deste mês o presidente Vladimir Putin deu ordem para que esse treinamento fosse realizado. Segundo o governo russo, os exercícios são uma resposta a “declarações militantes” de autoridades do Ocidente.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia citou entre essas declarações as seguintes:



Analistas de segurança dizem que o exercício foi projetado como um sinal de advertência de Putin para dissuadir o Ocidente de se aprofundar mais na guerra na Ucrânia. Países como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha têm fornecido armas e dado informações aos ucranianos, mas não enviaram tropas.

O Ministério da Defesa disse que a primeira etapa do exercício envolveu mísseis de dois tipos: Iskander e Kinzhal.

O objetivo é que unidades e equipamentos estejam prontos para “o uso de combate de armas nucleares não estratégicas para responder e assegurar incondicionalmente a integridade territorial e a soberania do estado russo em resposta a declarações provocativas e ameaças de alguns funcionários ocidentais contra a Federação Russa”, disse o ministério.

Os exercícios envolvem mísseis do Distrito Militar Sul da Rússia, que fica adjacente à Ucrânia (e também partes da Ucrânia que, agora, estão sob controle russo).

A Belarus também participa exercícios, disseram os dois países. No ano passado, a Rússia disse que estava implantando armas nucleares táticas em território do país vizinho.

Reprodução de vídeo do Minstério de Defesa russo — Foto: Russian Defence Ministry/Via Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tornado-destroi-cidade-dos-estados-unidos-e-deixa-mortos

G1 Mundo

Tornado destrói cidade dos Estados Unidos e deixa mortos

Autoridades confirmaram o registro de várias mortes e pessoas feridas, mas não especificaram um número. Cidade do estado de Iowa foi atingida pelo tornado na terça-feira (21). Tornado destruiu grande parte da cidade de Greenfield, nos Estados Unidos, em 21 de maio de 2024 — Foto: AP Photo/Charlie Neibergall Uma pequena cidade de Iowa, nos Estados Unidos, foi destruída por um tornado nesta terça-feira (21). As autoridades confirmaram que várias […]

today22 de maio de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%