G1 Santos

Artista plástico entra na Justiça contra a Prefeitura de Santos por uso indevido de estátua de Pelé; município nega

today27 de maio de 2022 50

Fundo
share close

Administração municipal alega que obra sempre foi exposta com o crédito ao autor.

Cantor Daniel tirou foto com estátua de Pelé — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos



O artista plástico Laércio Alves da Silva entrou com um processo contra a Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, pela exposição de uma estátua de Pelé, criada por ele, no museu temático sobre o Rei do Futebol. O artista pede uma indenização de R$ 180 mil pelo uso indevido da imagem dele, da obra de arte, pela não divulgação da autoria, por danos materiais e morais. O município nega as acusações, diz que a obra não está mais à mostra e afirma sempre ter creditado o autor.

O g1 teve acesso ao documento encaminhado à Vara da Fazenda Pública de Santos. Nele, o artista alega que a obra foi cedida para a Secretaria de Turismo da cidade para uma temporada de curta duração, até meados de agosto de 2012.

Ainda com base na ação, o artista diz ter oferecido a estátua para a prefeitura e para a empresa que administrava o Museu Pelé para compra ou locação da obra, mas teria sido informado que a verba era insuficiente para a transação. Atualmente, o município é o único responsável pelo equipamento turístico.

Laércio Alves declarou à Justiça que não autorizou a exposição da obra ou acertou qualquer valor relacionado com a sua utilização [locação]. À reportagem, a prefeitura informou que a peça sempre esteve à disposição do autor, que nunca foi retirá-la do museu.

No documento, consta que o município teria divulgado a obra de Pelé em site oficial e redes sociais. Tais publicações, porém, não foram encontradas.

O g1 entrou em contato com o artista plástico e com a advogada que o representa, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Em nota, o município afirma que o museu fez diversos contatos recentes com a advogada do artista para informar que a obra não está mais sendo exposta e para ratificar que o artista pode retirá-la quando quiser, situação que nunca ocorreu.

A prefeitura destaca, ainda, que a obra foi cedida gratuitamente para exposições temporárias no município, antes mesmo do Museu Pelé ser inaugurado, em 2014. Portanto, não teria relação direta com o acervo do espaço museológico.

“Vale ressaltar que a estátua está guardada em local seguro. Todas as vezes em que foi exposta, a obra sempre estava acompanhada do crédito do artista”, complementa.

VÍDEO: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

igreja-universal-abre-templo-na-ucrania-para-‘ganhar-almas’-durante-guerra

BBC News Brasil

Igreja Universal abre templo na Ucrânia para ‘ganhar almas’ durante guerra

João Fellet - @joaofelletDa BBC News Brasil em São PauloHá 9 horasCrédito, Reprodução/UniversalLegenda da foto, Obreiros da Universal abençoam ucranianos na inauguração de templo da igreja em Lviv, no oeste da Ucrânia, em 24 de abril"Onde todos estão retrocedendo, nós estamos avançando, porque o objetivo é ganhar almas, é salvar vidas, é levar à vida eterna." Com essas palavras, Eduardo Bravo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), […]

today27 de maio de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%