G1 Santos

Artista vive tensão durante terremoto na França no mesmo dia em que família sentiu tremor no litoral de SP: ‘pânico’

today17 de junho de 2023 5

Fundo
share close

Wadson mora na França há três anos. Atualmente, ele vive com a esposa na cidade de Niort, que fica a aproximadamente 400 quilômetros da capital Paris. O terremoto de magnitude 4,8 atingiu o oeste do país a uma profundidade de 5 km na última sexta-feira (16), mesma data em que um tremor de terra de magnitude 4.0 foi registrado no litoral de São Paulo e Vale do Ribeira.

“A sensação foi de ‘o que está acontecendo com o mundo?’ e ‘qual vai ser o próximo passo?'”, lembrou o artista. “Entrei em pânico porque foi muita informação na minha cabeça. Aconteceu com a minha família lá e também aqui”.

Artista compartilhou alertas sobre o terremoto na França por meio das redes sociais — Foto: Reprodução/Redes Sociais



A família de Wadson mora em Itanhaém, onde ele viveu grande parte da vida. Mais de 9 mil quilômetros separam a cidade do litoral paulista de Niort. Porém, os parentes estiveram ‘conectados’ pela sensação de medo por conta dos fenômenos.

O artista contou ter sido informado sobre o ocorrido em Itanhaém ao conversar com a irmã ainda de manhã, antes de sair para trabalhar. “Ela me contou ter acordado com um tremor”, lembrou. “Disse que estava assustada”.

Ao g1, a dona de casa Edicleia Silva do Carmo Camargo, irmã de Wadson, relatou o que sentiu em Itanhaém. “Fiquei super assustada pois achei que havia alguém no quintal, mas quando me dei conta a janela e a porta estavam tremendo“.

“Fiquei um pouco preocupado porque a gente vê bastante notícia, mas em outros países, onde isso acontece com mais frequência”, explicou Wadson, sobre o sentimento após saber do tremor no litoral paulista. “Fiquei imaginando coisas terríveis, como tsunami ou coisas do tipo”.

Wadson (à esq.) revela ter ficado preocupado com a família em Itanhaém após ligação da irmã Edicleia (vestida de vermelho) — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o brasileiro, aproximadamente três horas depois da ligação para o Brasil, quando já estava em casa ao lado da esposa e de duas visitas, uma mulher e a filha dela, aconteceu o terremoto em Niort.

“Saí com essas informações sobre os tremores onde a minha família mora, que me deixaram um tanto assustado”, contou. “Quando senti, fiquei com o coração disparado, não sabia o que ia acontecer, pensei que a casa ia desabar na nossa cabeça“.

O brasileiro relatou que a própria casa ‘balançou’ durante o terremoto, que durou alguns segundos. “A visita ficou assustada. Deu para ver a expressão de susto e medo, enquanto ela gritava: ‘O que é isso? O que é isso?’, e a criança chamava pela mãe”, disse. “Descemos a escadas e ficamos do lado de fora, quando os vizinhos saíram com as mãos no peito, assustados, sem saber o que estava acontecendo“.

O Centro de Sismologia da USP informou que na sexta-feira (16), às 8h22, ocorreu um tremor de terra de magnitude 4.0 na escala Richter. O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada.

O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Segundo o Centro, os tremores de magnitude 4.0 podem ser sentidos até 100 km ou um pouco mais.

Ainda segundo a USP, a magnitude 4 não chega a causar preocupação. Os efeitos na região epicentral podem incluir pequenas trincas em reboco, queda de telha e outros objetos instáveis, e pequenos danos em casas de baixa qualidade.

A Defesa Civil do Estado também confirmou, por meio de nota, que um abalo sísmico foi sentido na região do Vale do Ribeira. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais.

Imagens obtidas pelo g1 mostram o momento exato do abalo sísmico que atingiu o litoral e o interior de São Paulo. No vídeo, registrado na região da Barra do Ribeira, em Iguape, é possível ver as câmeras de monitoramento balançando durante vários segundos (veja o vídeo abaixo).

Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que o tremor de terra atingiu uma casa em Pedro de Toledo, no interior de São Paulo. Os cães que vivem no local se desesperam ao sentirem abalo sísmico.

Vídeo mostra momento do tremor de terra em Iguape, SP

Vídeo mostra momento do tremor de terra em Iguape, SP

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jovem-e-arrastada-por-carro-de-luxo-e-perde-cabelo-apos-ser-atingida-em-garupa-de-moto-em-sp

G1 Santos

Jovem é arrastada por carro de luxo e perde cabelo após ser atingida em garupa de moto em SP

Uma jovem de 23 anos foi arrastada por um carro de luxo após ser atingida pelo automóvel quando estava na garupa de uma motocicleta em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Danielle Rizzutti Soares ficou presa embaixo do carro BMW, que só parou de arrastá-la quando colidiu com um terceiro veículo. Ela perdeu parte do couro cabeludo. Segundo apurado pelo g1 na tarde deste sábado (17), o acidente ocorreu […]

today17 de junho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%