G1 Mundo

As impressionantes nuvens em forma de ondas que surpreenderam no céu dos EUA

today13 de dezembro de 2022 9

Fundo
share close

“Foi muito especial e logo soube que precisava registrar aquilo”, explicou Rachel Gordon, uma das pessoas que conseguiram captar imagens da formação e publicá-las nas redes sociais.

O fenômeno ondulante foi visível na terça-feira (6) sobre a crista das montanhas Bighorn da cidade de Sheridan, localizada a 520 km ao norte de Cheyenne, a capital do Estado.

Essas formações, conhecidas como instabilidade de Kelvin-Helmholtz, se formam quando uma corrente de ar mais rápida se move acima do ar que passa mais baixo.



“Foi um momento incrível”, disse Gordon à BBC. “Fico feliz que outras pessoas também possam aproveitar essa experiência agora”, acrescentou.

A formação de nuvens recebeu o nome dos cientistas Lord Kelvin e Hermann von Helmholtz, que estudaram a física por trás do fenômeno — Foto: Getty Images via BBC

Matt Taylor, da BBC Weather, avalia que as imagens são um dos exemplos mais impressionantes de nuvens Kelvin-Helmholtz que ele já viu.

“Parte da beleza das nuvens Kelvin-Helmholtz é que elas realmente mostram a fluidez da atmosfera”, disse ele.

“Como as ondas no oceano, a atmosfera se move e responde ao ambiente ao seu redor. O ar efetivamente sobe e desce sobre si mesmo.”

A formação da nuvem recebeu o nome dos cientistas Lord Kelvin e Hermann von Helmholtz, que estudaram a física por trás do fenômeno.

A Cloud Appreciation Society, com sede no Reino Unido, descreve essas formações como a joia da coroa nas coleções de muitos observadores de nuvens.

Também conhecidas como nuvens flutuantes, são consideradas uma possível inspiração para a pintura “Noite Estrelada”, de Van Gogh.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

estados-unidos-devem-anunciar-avanco-cientifico-na-pesquisa-da-fusao-nuclear

G1 Mundo

Estados Unidos devem anunciar avanço científico na pesquisa da fusão nuclear

O Departamento de Energia dos Estados Unidos afirmou que vai anunciar, nesta terça-feira (13), um "grande avanço científico" na pesquisa da fusão nuclear. A fusão nuclear pretende replicar o que acontece no coração do Sol: átomos de hidrogênio se unindo, em seu núcleo, para formar hélio. É esse processo que faz com que o Sol libere muita energia. Esse processo é diferente daquele usado nas usinas atuais — o de […]

today13 de dezembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%