G1 Mundo

Assessor de Trump se declara inocente em caso dos documentos ultrassecretos

today6 de julho de 2023 11

Fundo
share close

Nauta sorriu para os repórteres, mas não disse nada ao chegar ao tribunal antes de sua acusação.

Nauta fez sua primeira aparição ao lado de Trump em 13 de junho, mas não foi indiciado por falta de um advogado licenciado para atuar na Flórida. Sua acusação foi adiada pela segunda vez no final de junho pelo mesmo motivo.

Imagem contida em um relatório apresentado em 30 de agosto de 2022 pelo Departamento de Justiça, e editado em parte pelo FBI, mostra documentos apreendidos durante a busca em 8 de agosto na propriedade do ex-presidente Donald Trump em Mar-a-Lago , na Flórida. — Foto: AP/Jon Elswick



O ex-presidente dos EUA foi acusado de 37 crimes por supostamente reter documentos de segurança nacional sem a autorização do Estado e também por obstrução de justiça.

Nauta, um ex manobrista da Casa Branca e agora assessor de Trump, enfrenta seis acusações de conspiração por: obstrução de justiça, declarações falsas e retenção e ocultação de documentos.

Os promotores alegam que Nauta escondeu caixas de documentos dos advogados de Trump que buscavam por material confidencial a pedido do Departamento de Justiça dos EUA.

Ele também é acusado de mentir para os investigadores durante uma entrevista voluntária.

Os promotores pediram à juíza distrital dos EUA, Aileen Cannon, que atrasasse o julgamento até 11 de dezembro. Ela havia marcado a data inicial do julgamento para 14 de agosto.

Walt Nauta (esq.) e Donald Trump (dir.) em foto no clube de golf de Trump em 25 de maio de 2023 — Foto: Alex Brandon/AP

Trump é o primeiro ex-presidente ou atual presidente dos EUA a enfrentar acusações criminais em tribunais federais e estaduais.

Além do caso dos documentos, Trump é acusado em Nova York de supostamente falsificar registros de negócios para encobrir pagamentos de subornos a uma atriz pornô durante sua campanha presidencial de 2016. Ele também se declarou inocente nesse caso.

Trump nega irregularidades e diz que as investigações fazem parte de uma conspiração política contra ele.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

celso-amorim-tem-nova-conversa-com-vaticano-sobre-esforcos-para-paz-na-ucrania

G1 Mundo

Celso Amorim tem nova conversa com Vaticano sobre esforços para paz na Ucrânia

Por Gerson Camarotti Comentarista político da GloboNews, do Bom Dia Brasil, na TV Globo, e apresentador do GloboNews Política. É colunista do G1 desde 2012 O ex-chanceler e assessor especial da Presidência da República Celso Amorim fez uma nova ligação para o Vaticano sobre os esforços para a paz na Ucrânia. A conversa foi com o cardeal Matteo Zuppi. O emissário do Vaticano se reuniu, na ocasião, com um conselheiro […]

today6 de julho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%