G1 Mundo

Atleta brasileiro de futsal que jogava na Ucrânia conta como a guerra mudou sua vida

today26 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

Quando a guerra explodiu, Jonatan Santiago e outros brasileiros conseguiram sair de Kiev e chegaram à Polônia. Ao contrário de outros atletas, ele decidiu não embarcar para o Brasil, de onde tinha saído há 11 anos, e continuar investindo na carreira europeia.

O amor pelos países do leste da Europa e a vontade de ficar próximo da filha que mora na Rússia falaram mais alto que os problemas que poderia enfrentar.

“Foi uma loucura aquilo! Mudou todos os planos que eu tinha naquele momento e fiquei meio sem saber o que fazer, porque tudo aconteceu muito rápido”, lembra Santiago um ano após o início do conflito.



Exército russo invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022

Mas o brasileiro se organizou bastante rápido. Logo após conseguir sair da Ucrânia, aproveitou a janela de transferência aberta para os jogadores de times ucranianos e começou a jogar na Alemanha para o Hot 05, de Dusseldorf, onde ficou por dez meses.

“Minhas coisas ainda estão todas na Ucrânia. Não consegui recuperar nada do que ficou lá”, revela. “Mudou totalmente meus planos. Não tinha nenhum projeto de ir ou conhecer a Alemanha, mas acabei conhecendo, trabalhando e morando lá”, ele conta.

Uma proposta interessante fez Jonatan Santiago trocar a Alemanha pela França e, atualmente, ele joga no clube francês Montpellier Méditerranée. 

Lembranças do início do conflito

Mas os primeiros dias do conflito e as dificuldades para deixar a Ucrânia ainda estão muito vivos na memória do atleta.

“Naqueles primeiros dias da guerra, era como coisa de filme. Era um pânico total, ninguém nas ruas, nos mercados não tinha nada, tudo fechado, sirenes o dia inteiro, caças voando por cima de nossas cabeças. À noite, barulho de bombas e de tiros para todo lado! Coisas impossíveis de descrever!”, relata.  

“A gente tentou fugir de trem e tinha muita gente que empurrava, batia. A gente não conseguiu sair! Depois tentamos pagar o maquinista, mas ele pegou o dinheiro e não deixou a gente ir”, descreve ele sobre como tentou sair de Kiev no meio do caos dos primeiros bombardeios russos.

“Aconteceu tanta coisa! Foram dez ou 11 dias, mas pareceu que foi um ano. Coisas que não tem como esquecer. A gente dormindo debaixo dos prédios, porque não tinha para onde ir, coisas que ficam marcadas, como se estivéssemos em um filme, então é difícil explicar quando acontece”, diz.

Planos de voltar para a Ucrânia

Mas apesar de tudo o que passou e da situação do país, Jonatan tem planos de voltar para a Ucrânia desde que possível. Ele inclusive recebeu um convite do Skyup para voltar a jogar, mas achou arriscado retornar neste momento.

“Eu tenho uns amigos que estão morando lá, que estão como voluntários e estão passando por situações difíceis. Um tomou um tiro há alguns dias, na virada do ano houve muitos ataques, então decidi não voltar ainda”, ele diz.

“Eu queria muito, porque eu gosto muito da Ucrânia, sou muito apegado ao leste europeu, vivi dez anos lá”, lamenta o atleta.

A guerra não mudou apenas os planos profissionais de Jonatan Santiago. Desde o início da guerra ele não vê a filha de seis anos. Ele também perdeu muitos amigos.

“Eu tenho um amor e uma conexão muito grandes com a Ucrânia, com as pessoas, eu tenho amigos ucranianos que são incrivelmente atenciosos e sempre estão dispostos a ajudar os brasileiros. Eles amam o Brasil”, conta.

“Então eu fico muito triste com o que está acontecendo, pelas famílias, pelas pessoas que perderam suas casas. O país está totalmente destruído. Fico muito triste com essa situação que o povo de lá está passando”, lamenta o brasileiro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ira-mostra-novo-missil-de-longo-alcance;-veja-video

G1 Mundo

Irã mostra novo míssil de longo alcance; veja vídeo

TV iraniana mostrou o que afirma ser um míssil de cruzeiro com alcance de 1.650 km desenvolvido no próprio país. Irã faz teste de mísseis de longo alcance A televisão iraniana exibiu nesta sexta-feira (24) imagens do que afirmam ser um novo míssil de cruzeiro de longo alcance desenvolvido no próprio país. O armamento é chamado de Paveh. Segundo o chefe da força aeroespacial da Guarda Revolucionária, Amirali Hajizadeh, o […]

today26 de fevereiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%