G1 Mundo

Aumento de atividade em complexo nuclear da Coreia do Norte preocupa pesquisadores americanos

today2 de abril de 2023 10

Fundo
share close

O projeto de monitoramento da Coreia do Norte, chamado 38 North, com sede nos Estados Unidos, disse que a atividade que detectou, com base em imagens de 3 e 17 de março, poderia indicar que um reator nuclear experimental em Yongbyon estava se aproximando da conclusão e da transição para o status operacional.

Novas construções também começaram em torno de uma usina de enriquecimento de urânio, provavelmente para expandir sua capacidade.

“Esses desenvolvimentos parecem refletir a recente diretriz de Kim Jong-Un de aumentar a produção de material para fissão nuclear do país para expandir seu arsenal“, acrescentou o relatório.



Na terça-feira, a Coreia do Norte revelou novas ogivas nucleares menores e prometeu produzir mais material nuclear bélico, enquanto denunciava exercícios militares em conjunto feitos em conjunto pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos alertaram desde o início de 2022 que a Coreia do Norte pode retomar os testes nucleares a qualquer momento.

Em um relatório no ano passado, o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI) estimou que a Coreia do Norte havia montado até 20 ogivas nucleares e, provavelmente, possuía material suficiente para aproximadamente 45 a 55 dispositivos nucleares.

Coreia do Norte divulga foto de ogivas nucleares durante visita de Kim Jong-un a instituto de armas

Coreia do Norte divulga foto de ogivas nucleares durante visita de Kim Jong-un a instituto de armas




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

historiador-italiano-questiona-origem-da-pizza-e-gera-furor-na-italia

G1 Mundo

Historiador italiano questiona origem da pizza e gera furor na Itália

É o que está fazendo o historiador da Universidade de Parma Alberto Grandi. Em uma entrevista ao jornal "Finantial Times" na semana passada, Grandi, que pesquisa a história da gastronomia e da alimentação, afirmou, entre outras coisas, que a cozinha italiana como a conhecemos hoje é na verdade mais norte-americana do que italiana. Na entrevista, ele disse, também: Que a carbonara - molho tradicional italiano - foi criada, na verdade, […]

today2 de abril de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%