G1 Santos

Autoridade Portuária e Bertioga abrem visitação na Usina de Itatinga após 12 anos

today24 de junho de 2024 4

Fundo
share close

A Autoridade Portuária de Santos (APS) e Prefeitura de Bertioga, no litoral de São Paulo, anunciaram a reabertura das visitações na Usina Hidrelétrica de Itatinga, que abastece cerca de 30% do Porto de Santos. O local estava fechado para o público desde 2012, quando 12 pessoas apresentaram sintomas de malária.

Segundo a Prefeitura de Bertioga, a previsão é que a visitação ocorra sempre aos sábados e domingos, no turno da manhã e da tarde, a partir do dia 5 de julho. A princípio, as visitações devem acontecer apenas na área da Vila de Itatinga.

Atualmente, o acesso da Usina Hidrelétrica de Itatinga é restrito a funcionário. — Foto: Ágata Luz/g1



Um chamamento público para empresas de turismo interessadas em operar a visitação será feito nos próximos dias para viabilizar o acesso às trilhas, que dão acesso a cachoeiras e rios. A medida deve ser publicada no Diário Oficial do município.

Ainda de acordo com a administração municipal, as visitas devem ser agendadas junto à Secretaria de Turismo de Bertioga. Os interessados serão acompanhados por guias de turismo cadastrados pela pasta.

Água vai da represa até a Usina de Itatinga por meio de tubos. — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

Inaugurada em outubro de 1910, a Usina Hidrelétrica de Itatinga fica em uma área que pertence ao governo federal situada em Bertioga, a uma distância de aproximadamente 30 km do Porto de Santos, administrado pela APS.

A porcentagem que abastece o complexo portuário corresponde somente à margem Direita, ou seja, do lado de Santos. Ela é usada em pelo menos dez terminais, segundo o gerente de utilidades da estatal, Rafael Apolinário dos Santos.

Além disso, 99% do sistema elétrico da Autoridade Portuária são provenientes da Usina de Itatinga. Os terminais que não utilizam a força gerada pela usina recebem energia da concessionária CPFL.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidade-do-litoral-de-sp-arrecada-mais-de-15-mil-livros-para-vitimas-das-enchentes-do-rio-grande-do-sul

G1 Santos

Cidade do litoral de SP arrecada mais de 15 mil livros para vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Exemplares de diversos gêneros das bibliotecas públicas de Guarujá (SP) estão a caminho do Projeto A Ponte, no município de São Leopoldo (RS). Guarujá arrecada mais de 15 mil livros para vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul — Foto: Prefeitura de Guarujá Guarujá, no litoral de São Paulo, arrecadou 15.732 livros para serem doados às vítimas das enchentes que destruíram diversas cidades no Rio Grande do Sul. Exemplares […]

today24 de junho de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%