A Autoridade Portuária de Santos (APS) e Prefeitura de Bertioga, no litoral de São Paulo, anunciaram a reabertura das visitações na Usina Hidrelétrica de Itatinga, que abastece cerca de 30% do Porto de Santos. O local estava fechado para o público desde 2012, quando 12 pessoas apresentaram sintomas de malária.
Segundo a Prefeitura de Bertioga, a previsão é que a visitação ocorra sempre aos sábados e domingos, no turno da manhã e da tarde, a partir do dia 5 de julho. A princípio, as visitações devem acontecer apenas na área da Vila de Itatinga.
Atualmente, o acesso da Usina Hidrelétrica de Itatinga é restrito a funcionário. — Foto: Ágata Luz/g1
Um chamamento público para empresas de turismo interessadas em operar a visitação será feito nos próximos dias para viabilizar o acesso às trilhas, que dão acesso a cachoeiras e rios. A medida deve ser publicada no Diário Oficial do município.
Ainda de acordo com a administração municipal, as visitas devem ser agendadas junto à Secretaria de Turismo de Bertioga. Os interessados serão acompanhados por guias de turismo cadastrados pela pasta.
Água vai da represa até a Usina de Itatinga por meio de tubos. — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Inaugurada em outubro de 1910, a Usina Hidrelétrica de Itatinga fica em uma área que pertence ao governo federal situada em Bertioga, a uma distância de aproximadamente 30 km do Porto de Santos, administrado pela APS.
A porcentagem que abastece o complexo portuário corresponde somente à margem Direita, ou seja, do lado de Santos. Ela é usada em pelo menos dez terminais, segundo o gerente de utilidades da estatal, Rafael Apolinário dos Santos.
Além disso, 99% do sistema elétrico da Autoridade Portuária são provenientes da Usina de Itatinga. Os terminais que não utilizam a força gerada pela usina recebem energia da concessionária CPFL.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)