Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
O avião modelo VC-2 fará uma parada técnica em Cabo Verde. Em seguida, por volta das 11h (horário de Brasília) desta sexta (13), pousará em Roma, na Itália.
A aeronave permanecerá na capital italiana até obter autorização para prosseguir ao Egito. A aeronave é a primeira disponibilizada pelo governo para a repatriação de nacionais que estão na Faixa de Gaza — território palestino na fronteira com o Egito e Israel.
Avião presidencial decola de Brasília para buscar brasileiros que estão em Gaza — Foto: Reprodução/GloboNews
A FAB informou que o acionamento da aeronave ocorreu em “caráter de urgência”.
O plano do governo para a retirada de brasileiros na área de conflito é conduzi-los para fora de Gaza por meio da fronteira com o Egito.
“O governo brasileiro está focado no resgate dos civis brasileiros que estão nas áreas de conflito entre Israel e Palestina. A criação de corredores humanitários é a prioridade para que mais civis possam sair em segurança da região”, escreveu o governo em uma rede social.
Em nota divulgada nesta quinta, o Planalto afirmou que tem trabalhado para “reunir toda a documentação dos brasileiros e dos veículos que seriam usados na operação”.
A etapa é importante, segundo o governo, para “garantir a segurança do deslocamento até a fronteira e informar autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e o horário em que o ônibus faria esse trajeto”.
Gaza tem sido alvo de bombardeios de Israel desde o fim de semana, como reação ao ataque do grupo terrorista Hamas em território israelense.
Governo negocia com Egito para retirar brasileiros da Faixa de Gaza
A Faixa de Gaza, controlada pelo grupo terrorista Hamas, vem sendo alvo de bombardeios por parte de Israel, uma resposta ao ataque-surpresa feito pelo Hamas contra o território israelense no último sábado (7).
O conflito, que entrou no sexto dia nesta quinta, deixou ao menos 1,3 mil israelenses mortos. Em Gaza, até o momento, 1.354 mortes foram confirmadas.
Ao todo, segundo o Planalto, 494 brasileiros já foram resgatados, somando os dois voos que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento.
Repatriados relatam alívio ao desembarcar no Brasil vindos de Israel
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que os candidatos à repatriação estão sendo “acomodados conforme critérios de prioridade”.
“[A pasta] reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion”, diz nota divulgada nesta quinta.
▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa de Gaza, de onde Hamas lançou 5 mil foguetes.
Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.
Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.
▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.
“Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque.
“O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.”
Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã desta terça-feira, que mais de 1.600 pessoas morreram. Mais de 900 foram em Israel. O Ministério da Saúde de Gaza informou ter registrado 770 mortes de palestinos.
▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.
Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km². Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312.4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).
Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.
▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.
Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat, e o tenente-coronel Amnon Sheffler, das IDF, atribuíram ao Irã a responsabilidade de financiamento e treinamento de organizações terroristas, que possibilitaram os atentados da semana passada. “O Irã é o principal financiador de terrorismo em toda a região do Oriente Médio”, disse Haiat. Já segundo Sheffler, o Irã tem participação direta no financiamento de todas as organizações que se […]
01:00 - 07:00
Waldir Nascimento
07:00 - 08:05
Paulinha Esteves
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)