G1 Santos

Bairro Riviera de São Lourenço é referência em sustentabilidade

today3 de novembro de 2022 15

Fundo
share close

O empreendimento mantém a Certificação ISO 14001 para seu Sistema de Gestão Ambiental renovada anualmente há 21 anos. Vale lembrar que o bairro localizado no litoral norte de São Paulo, foi o primeiro projeto de desenvolvimento urbano do mundo a conseguir a certificação.

Uma infraestrutura impecável, aliada a rígidas normas de ocupação, fazem da Riviera uma referência para projetos no litoral. Com cerca de 70% de sua área ocupada, a Riviera se apresenta hoje com mais de 2000 casas prontas, 200 edifícios entre seis e dez pavimentos, um Shopping Center, escolas, consultórios médico e dentário, e uma infraestrutura de saneamento básico completa.

Estação de tratamento de água da Riviera operada e mantida pela Associação dos Amigos do bairro — Foto: Divulgação/Sobloco



De fato, a Riviera é um exemplo, no que diz respeito à questão ambiental. O empreendimento dispõe de um moderno sistema de captação, tratamento e distribuição de água; um completo sistema de coleta, recalque e tratamento de esgotos; ambos servidos por uma malha subterrânea que somam mais de 118 km; um laboratório de controle ambiental para o monitoramento das águas (canais de drenagem, mar, água distribuída e esgotos tratados), além de outros vários programas independentes de preservação do meio ambiente.

Toda a infraestrutura e operação do sistema de saneamento básico da Riviera de São Lourenço foi executada com investimento privado e é operada e mantida pela Associação de Amigos do bairro, que aloca cerca de 80 pessoas, entre engenheiros, biólogos e técnicos diretamente nos sistemas. Por força deste constante planejamento, em 40 anos de existência, nunca faltou água na Riviera de São Lourenço, além da praia contar sistematicamente com a bandeira verde da CETESB.

O bairro tem um dos melhores programas de coleta seletiva mantidos pela iniciativa privada do país — Foto: Divulgação/Sobloco

Um dos mais bem sucedidos programas de coleta seletiva de lixo no Brasil é desenvolvido na Riviera. Uma média de 22 toneladas de lixo reciclável são coletadas mensalmente através de coleta porta a porta e nos postos de entrega voluntária (PEV´s), que são encaminhados para uma Central de Triagem própria, onde os materiais são separados, estocados e encaminhados para locais ecologicamente apropriados. A renda resultante é revertida para a Fundação 10 de Agosto, também instalada na Riviera e que promove diversas atividades de cunho social.

O programa de gerenciamento de resíduos sólidos da Riviera já coletou e destinou mais de 7,5 mil toneladas de recicláveis. Além disso, o recolhimento diário dos resíduos vegetais pela Associação dos Amigos, resultantes de podas e da manutenção das áreas verdes, são encaminhados para compostagem. Até o óleo de fritura usado pelos ambulantes na praia, comércio e restaurantes é coletado e encaminhado à reciclagem. Toda operação de coleta, triagem e destinação dos resíduos recicláveis é feita pela Associação dos Amigos da Riviera. Este Programa foi considerado como uma das melhores experiências brasileiras no campo da coleta seletiva de lixo pela Universidade Federal Fluminense – UFF/CIRS.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

riviera-de-sao-lourenco,-em-bertioga,-da-exemplo-na-gestao-de-residuos

G1 Santos

Riviera de São Lourenço, em Bertioga, dá exemplo na gestão de resíduos

A coleta seletiva de lixo da Riviera de São Lourenço, em Bertioga, está prestes a bater a marca de 7,7 mil toneladas. A última pesagem dos materiais recicláveis coletados, triados e comercializados registrou o volume acumulado de 7.696 toneladas, englobando, principalmente, papel, vidro, metal e plástico. Somente em 2022, até agosto, foram coletados, triados e vendidos 308 mil kilos de materiais. Realizada desde 1993, a coleta seletiva integra o Programa […]

today3 de novembro de 2022 38

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%