G1 Santos

Baixada em Pauta #148: Secretário de Santos fala sobre projeto para Centro, palafitas e afirma que verticalização traz vitalidade à cidade

today16 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

A segurança e revitalização do Centro de Santos dependem, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade, dos investimentos e projetos que começam a sair dos papéis, assim como da ocupação da área por moradores, trabalhadores e turistas. Glaucus Farinello destacou que os espaços, como o Centro Histórico, precisam ser ocupados por pessoas para a área ganhe em segurança, atrações, novos comércios e daí por diante.

O secretário esteve no podcast Baixada em Pauta falando sobre o desenvolvimento da cidade, que em questão de terreno para construção não tem muito mais opções. “Santos é uma ilha. Não tem muito para onde crescer e a gente precisa explorar de forma mais assertiva e inteligente todos os pedacinhos da cidade”.

Mesmo dentro desta questão, o secretário envolve temas sensíveis, como o da população que vive em áreas ocupadas, em locais sem segurança. Ele citou por exemplo a comunidade da Vila Gilda, que tem o maior aglomerado de palafitas da América Latina.



Dessa forma, citou o projeto Parque Palafita, que visa assentar parte daquela região e organizar a área a fim de dar condições e dignidade de moradia para a população.

Orla da praia de Santos é espaço dos mais cobiçados por construtoras. Existem poucos espaços para erguer prédios — Foto: Acervo A Tribuna

Em relação aos prédios, cada vez mais altos, Glaucus afirmou que são inevitáveis para uma região onde não se tem mais espaços. O secretário disse ainda que essas construções não devem ser encaradas como um problema.

“Não vejo, hoje, a verticalização é uma vilã. Acho, inclusive, que ela traz vitalidade pra cidade”, disse.

O secretários ressaltou que esse movimento da construção, erguendo prédios cada vez mais altos além movimentar a economia regional faz com que o preço do metro quadrado na cidade, que confirmou ser alto, não avance ainda mais.

“Não acho que tem solução [prédios com mais de 30 ou 40 andares]. É uma cidade que é uma ilha, com escassez de terreno, com terreno muito caro. O adensamento passa a ser uma solução. Se você tem na Ponta da Praia restaurantes, barzinhos, farmácias, padarias e mercados, tudo perto da sua casa, é porque tem gente, e tudo se dá pelo adensamento”.

Secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, SP, Glaucus Farinello vê verticalização como movimento positivo — Foto: g1 Santos

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bombeiros-encontram-mulher-esfaqueada-durante-combate-a-incendio-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Bombeiros encontram mulher esfaqueada durante combate a incêndio no litoral de SP

Vítima foi encontrada carbonizada dentro do apartamento onde mora, no bairro Embaré, em Santos (SP). Segundo a PM, até o momento, ninguém foi preso. Idosa foi encontrada carbonizada dentro de apartamento onde mora, no bairro Embaré, em Santos (SP) — Foto: Reprodução Uma idosa de 61 anos foi encontrada carbonizada dentro do apartamento em que morava, no bairro Embaré, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1 […]

today16 de setembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%