G1 Santos

Baixada em Pauta #155: Presidente da Liga, Fabio Przygoda revela os desafios e alegrias do carnaval

today4 de novembro de 2023 6

Fundo
share close

Videocast: Agora também é possível assistir o bate-papo pelo g1 e pela página no Facebook do g1 Santos.

Baixada em Pauta: Presidente da Licess, Fabio Przygoda, é o convidado desta semana



Baixada em Pauta: Presidente da Licess, Fabio Przygoda, é o convidado desta semana

O Baixada em Pauta recebeu o o presidente da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), Fabio Przygoda. Ele contou como começou a paixão pelo samba e os desafios e alegrias do mundo do carnaval.

Przygoda afirmou que tem uma paixão pelo Santos Futebol Clube. Esse sentimento veio de berço, pois o pai sempre foi apaixonado pelo time e levava ele e o irmão desde pequenos ao estádio. “Sangue realmente já nasceu santista e com o passar do tempo a gente foi tendo amizades, se dedicando um pouco à vida dentro do Santos FC e o Carnaval apareceu depois”, disse Przygoda.

Segundo ele, amigos da Torcida Sangue Jovem desfilavam na Escola de Samba Brasil em 1989. Por isso, ele passou a acompanhar ensaios e a ‘pegar’ gosto pelo Carnaval. Ele disse que não era do samba, muito menos ritmista, mas a paixão surgiu quando viu a bateria da escola de samba Brasil, em Santos, pela primeira vez.

“Aquilo ali pulsava diferente. Nunca tive intimidade com carnaval nem nada, mas de ver a Brasil e depois de frequentar um pouco os ensaios da Real Mocidade (…) aquilo começou a pulsar mais forte, fui gostando muito do carnaval, me apaixonando”, disse.

Presidente da Liga, Fabio Przygoda, falou sobre o carnaval santista — Foto: g1 Santos

Przygoda afirmou que a oportunidade de participar nos bastidores e entender como se faz um carnaval ocorreu pela primeira vez em 2020. Ele confessou que prefere colaborar estruturalmente e nos bastidores da festividade.

“Quando você olha um carnavalesco criando um enredo, nascer aquilo em um papel branco com lápis e o cara começar a escrever, a desenhar e você acompanhar todo esse processo, começar a ver a construção de uma fantasia, de um carro alegórico, isso não tem preço que pague”, disse.

Ele contou que, ao aceitar o desafio de assumir a presidência da Liga, viu que as gestões anteriores só olhavam para o presente, sem pensar no futuro da festividade. “É uma coisa que, particularmente, me incomodava. A gente precisou planejar e precisa planejar para daqui 5 a 10 anos”.

Nos últimos anos, ele percebeu que as escolas, após passarem pela terceira cabine, davam uma relaxada. Segundo ele, o carnaval em São Paulo conta com uma cabine de jurado em cima da faixa, o que faz com que isso não ocorra em nenhum momento.

Por isso, ele revelou sobre algumas novidades do carnaval santista em 2024, que serão realizadas para tirar as escolas de samba da zona de conforto.

“E, qual ideia a gente teve? Colocar um outro jurado no final. Você vai sair da zona de conforto e não tem onde respirar. A concentração das pessoas que estão ali avaliando a nota vai ser do começo ao fim, não vai ter mais ‘passei da terceira cabine, vou relaxar’. Não, você não vai relaxar”, finalizou.

Presidente da Liga, Fabio Przygoda, foi convidado do Baixada em Pauta — Foto: g1 Santos

Você confere tudo isso e muito mais no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-tera-gratuidade-no-transporte-publico-nos-dias-de-provas-do-enem

G1 Santos

Santos terá gratuidade no transporte público nos dias de provas do Enem

Nos dias 5 e 12 de novembro, a isenção de pagamento da tarifa valerá no período das 8h às 21h. Objetivo da medida é facilitar o acesso dos inscritos aos locais de prova. Santos terá gratuidade no transporte público nos dias de provas do Enem — Foto: Prefeitura de Santos A Prefeitura de Santos estabeleceu gratuidade aos usuários nas linhas de transporte público municipal nos dias de aplicação das provas […]

today4 de novembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%