G1 Santos

Baixada em Pauta #156: Defesa Civil atua para minimizar desastres naturais que aumentam por conta do aquecimento global: ‘não é mito’

today11 de novembro de 2023 2

Fundo
share close

“Quando eu falo preventivo é desde das reuniões de plano diretor, de zoneamento, do território, do mapeamento, da identificação dos riscos e a classificação deles em graus”, disse Onias, que não tem dúvida sobre a o impacto do aquecimento global no aumento de desastres naturais: ‘Não é mito’.

“A repetição dessas ocorrências eu creio que se deve principalmente ao aquecimento global […]. Já tem sido medido esse aumento [de ocorrências]. […] quando está mais quente, chove mais, os fenômenos são mais intensos. A gente viu agora, fez calor, logo em seguida veio uma tempestade bem intensa”, disse se referindo à última semana quando as rajadas de vento chegaram a 150 km/h.

Por isso o coordenador aborda a questão da orientação, educação e prevenção em todos os níveis — da troca com a comunidade à discussão de políticas públicas — para minimizar os impactos de eventos naturais.



Segundo Onias, o órgão tem investido em tecnologia e capacitação para estar preparada para lidar com diferentes situações de emergência. Ele ressaltou a importância do monitoramento constante das condições climáticas e a utilização de ferramentas que auxiliem na previsão de eventos adversos.

Defesa Civil trabalha orientando a população — Foto: Arquivo/Divulgação/Prefeitura de Santos

O convidado do Baixada em Pauta também enfatizou a relevância da parceria com outros órgãos e instituições, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, para uma atuação conjunta e eficiente em situações de crise.

Onias destacou a importância da educação e conscientização da população. Segundo ele, é fundamental que todos estejam preparados e saibam como agir em caso de emergência.

“A gente tem que preparar a população, a gente sempre faz esse chamado para a população se interessar em receber os nossos alertas. Hoje nós emitimos alerta por SMS, por toda a mídia [imprensa], por Facebook, Twitter [..]”

Morro São Bento, em Santos (SP), após deslizamentos em 2020 — Foto: Arquivo/A Tribuna Jornal

Ele orientou que para receber o alerta basta enviar uma mensagem SMS para o 4099 com o número do CEP. “A partir daí ela vai receber os alertas da Defesa Civil Estadual e, eventualmente, da Defesa Civil municipal”, explicou Onias, que ainda deu dicas de como observar sinais de alerta poder acionar o órgão e para deixar os imóveis por segurança.

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-realiza-mutirao-com-servicos-de-saude-e-drive-thru-de-lixo-eletronico

G1 Santos

Guarujá realiza mutirão com serviços de saúde e drive-thru de lixo eletrônico

Guarujá, no litoral de São Paulo, realiza o 1° Mutirão EcoSaúde, com serviços de saúde gratuitos e campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos neste sábado (11), das 8h às 18h, no bairro Enseada. O evento recolherá fones de ouvido, celulares, televisores, geladeiras, entre outros. A programação envolverá as comunidades no entorno da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e escolas de Guarujá, sendo que cada unidade receberá um coletor e […]

today11 de novembro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%