G1 Santos

Baixada em Pauta #187: Tatuador que não sabia desenhar descobre ser autista e hiperfoco o ajuda a desenvolver a arte

today22 de junho de 2024 2

Fundo
share close

Kreyner La Scala, de 35 anos, se formou em Engenharia Ambiental, atuou na área, mas não conseguiu conviver, segundo ele, com a corrupção no setor. Enquanto ajudava o pai na empresa da família foi se descobrindo e começou do zero uma nova profissão, a de tatuador.

Durante a jornada, de escolhas difíceis e aprendizado, foi diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1.

Arte de tatuar – hiperfoco



Ele afirmou que não tinha experiência na área e sequer sabia desenhar, mas aprendeu, contrariando aqueles que pensam que é preciso apenas dom para dominar a arte. “Você pode aprender, pode desenvolver e pode se apaixonar por isso”.

O foco nos processos, nos detalhes, na busca pela perfeição permitiu que ela alcançasse o objetivo e, de quebra, o ‘hiperforco’ e cansaço mental pelas interações sociais o levaram ao diagnóstico tardio do TEA e TDAH em 2022.

Kreyner La Scala é procurado por clientes para tatuar personagens famosos da cultura pop — Foto: Thiago D’Almeida/g1

Durante o bate-papo com os jornalistas Matheus Müller e Luiz Linna, Kreyner confessou que não comentava abertamente sobre os transtornos, pois, na visão dele, não tinha conhecimento suficiente sobre o assunto.

Hoje, porém, entende poder ajudar as famílias atípicas e inspirar pessoas com TDAH e TEA mostrando a rotina, e que é possível ter uma vida.

“Eu posso falar sobre o que eu sou e o que eu vivo. Muitos veem [o diagnóstico] como problema, eu vejo que me ajudou”, afirmou.

Níveis de suporte no autismo

Referem-se ao nível de ajuda e mediação que a pessoa precisará em sua rotina diária, seja em casa, na escola, nas atividades como um todo.

  • Nível 1 Suporte leve. Indivíduos geralmente são funcionais, mas podem ter dificuldades em situações sociais complexas e na comunicação não verbal

  • Nível 2Suporte moderado. Necessidade de apoio mais frequente em atividades da vida diária e comunicação

  • Nível 3Suporte severo. Grande dependência de auxílio para atividades básicas e comunicação limitada

Kreyner La Scala, Tatuador e empresário, foi o convidado do podcast Baixada em Pauta. — Foto: Arquivo Pessoal/Redes sociais

Tatuador e empresário dono de um estúdio em Santos, ele também prestou um serviço de utilidade pública ao orientar como as pessoas podem evitar golpes e, principalmente, se precaver de frequentar espaços sem as devidas condições sanitárias para um procedimento como a tatuagem, que é invasivo e pode transmitir doenças, caso não seja executado seguindo as normas de higiene e segurança.

“Já ouvi história de reutilização de agulha, já ouvi história do cara pegar o negócio [recipiente onde fica a tinta que será usada para pintar a pele] e jogar de volta no tubo de tinta. É descartável por um motivo… Tem que ser jogado fora”.

E complementou: “Tudo que teve contato com sangue direto, agulha, tinta, batoque [recipiente onde fica a tinta que será usada para pintar a pele], onde limpou a agulha, tem que ser jogado fora, não tem reutilização. Então preste atenção nisso”.

Kreyner La Scala, Tatuador e empresário, foi o convidado do podcast Baixada em Pauta. — Foto: g1 Santos

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mae-de-pele-e-velada-no-maior-cemiterio-vertical-do-mundo

G1 Santos

Mãe de Pelé é velada no maior cemitério vertical do mundo

A 'rainha-mãe' morreu na sexta-feira (21), no Hospital SerPiero, também em Santos. Familiares e famosos divulgaram uma série de homenagens nas redes sociais após a confirmação do falecimento. O g1 apurou que ela estava hospitalizada há 7 dias, mas a causa da morte ainda não foi informada. A despedida de Celeste teve início às 9h, no Salão Nobre do Memorial, no bairro Marapé. Ela teve três filhos: Pelé, Jair (Zoca) […]

today22 de junho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%