G1 Santos

Baixada em Pauta #188: Exposições imersivas transformam sonhos em realidade, como viagem à Vila do Chaves ou à Capela Sistina

today29 de junho de 2024 2

Fundo
share close

Você já se imaginou na Vila do Chaves, dentro do Castelo Rá-Tim-Bum ou até mesmo Capela Sistina? Difícil, né? A primeira era o cenário de um seriado mexicano que acabou em 1980; o segundo, um programa brasileiro que terminou em 1995 e a capela pintada por Michelangelo vai demandar alguns milhares de euros em uma viagem ao Vaticano. Mas não fique triste, tem quem trabalhe para tornar esses sonhos em realidade.

Felipe Pinheiro, executivo de exposições e sócio na Boldly Go, esteve no podcast Baixada em Pauta e contou um pouco sobre o trabalho dele aos jornalistas Matheus Müller e Luiz Linna. Embora ele afirme que as pessoas, até a própria mãe, não saibam direito o que faz para ganhar a vida, explicou criar experiências únicas, com obras de arte e de ambientes que povoam o imaginário do público.

História de Inovação e Desafios



Vila do Chaves foi montada respeitando os mínimos detalhes da versão original — Foto: Divulgação

Felipe Pinheiro contou ter se inspirado em uma exposição do Star Wars no Louvre, na França, para começar a trabalhar com exposições imersivas. “Eu me deparei com uma exposição, algo que nunca tinha visto no Brasil”.

Segundo ele, os museus brasileiros estavam focados em exposições mais eruditas e, portanto, tinha um segmento a ser explorado. “Foi difícil quebrar essa barreira inicialmente, mas começamos com pequenas exposições e, hoje, já realizamos mais de 30, incluindo grandes eventos de mais de 1.500 metros quadrados”.

Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum foi um sucesso e chamou a atenção da mídia internacional — Foto: Divulgação

Impacto cultural e acessibilidade

Pinheiro enfatizou a importância da acessibilidade cultural. “Se a cultura não for acessível, estamos perdidos”. Ele expressou preocupação com os altos custos de participação em eventos culturais, destacando que suas exposições buscam oferecer preços acessíveis para garantir que mais pessoas possam participar.

“Recebo muitas histórias de pessoas que se inspiraram em nossas exposições para seguir carreiras culturais”.

Visão para a Baixada Santista

Falando sobre o potencial da Baixada Santista para grandes mostras culturais, o empresário enfatizou o desenvolvimento da região como um destino turístico.

“Hoje, a Baixada está muito desenvolvida, especialmente no verão, com muitos turistas e programações culturais […]. Acredito que há espaço para mais exposição de grande porte aqui”.

Ele acredita no potencial do público consumidor de cultura da região. “Acho que o público está pronto para grandes eventos culturais.

Felipe Pinheiro, executivo de exposições, foi o convidado da semana do podcast Baixada em Pauta — Foto: g1 Santos

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos,-sp,-tem-feira-da-diversidade-e-parada-do-orgulho-lgbt+-no-fim-de-semana;-confira-programacao

G1 Santos

Santos, SP, tem Feira da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT+ no fim de semana; confira programação

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, divulgou uma programação especial para este fim de semana, que marca o fim do Mês do Orgulho LGBTQIA+. Neste sábado (29), a cidade conta com a 2ª Diversa Feira, a Feira da Diversidade. No domingo (30), o município receberá a 7ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ (confira a programação abaixo). No sábado (29), será realizada a 2ª Diversa Feira - […]

today29 de junho de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%