G1 Santos

Baixada Santista tem quase 60% dos casos de gripe aviária no estado de SP

today18 de setembro de 2023 4

Fundo
share close

De acordo com a Coordenadoria da Defesa Agropecuária (CDA), mais de 60 mil aves já foram vistoriadas para detecção da doença desde o dia 5 de junho, data em que houve o primeiro resultado positivo no Estado. Ao todo, 41 casos foram constatados no estado de São Paulo.

A cidade de Santos lidera o ranking estadual em casos positivos para a doença, com oito ocorrências. Na última semana, dois novos casos foram registrados na cidade. Um deles em uma ave trinta-réis de bando, e o outro em uma trinta-réis de-bico-vermelho, a única no estado até então.

Em Itanhaém, há sete registros de casos positivos para influenza aviária. Na última sexta-feira (15), um exame laboratorial confirmou a positividade da doença em uma ave da espécie trinta-réis-real. Além disso, no início do mês, uma ave da espécie ‘bobo-pequeno’ também foi diagnosticada com a doença, também a única no estado até então.



Em Guarujá, dois casos positivos para a gripe aviária foram registrados. O último, constatado na quarta-feira (13), é de uma ave da espécie ‘trinta-réis-real’. A administração da cidade informou que tem apenas um caso confirmado, registrado no final de junho.

Em Mongaguá, dois casos inéditos da doença no município foram registrados no início do mês de setembro. Na ocasião, duas aves trinta-réis-de-bando foram diagnosticadas com a doença.

Os municípios de Praia Grande e São Vicente também contam com dois casos positivos para a doença. As ocorrências anteriores foram constatadas nos meses de julho e agosto, respectivamente. No mês de setembro, ambas cidades registraram um novo caso.

Em Bertioga, o único caso positivo da doença foi apontado, na sexta-feira (15), em um trinta-réis-de-bando. A CDA ainda aguarda o resultado do exame de gripe aviária em um ‘bobo-pequeno’, recolhido no município na quarta-feira (13).

De acordo com a CDA, não há registros de contaminação em humanos. Além disso, o órgão orienta que a população não tente manipular aves mortas ou com sintomas e que em casos de suspeitas, acione as autoridades competentes.

O órgão ainda ressalta que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e pede para que a população siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos.

De acordo com a Prefeitura de Santos, todos os contactantes das aves foram ou estão sendo monitorados por 10 dias, por segurança, mas não há caso de infecção humana.

Desde o dia 12 de junho, seguindo deliberação dos governos estadual e federal para todos os municípios, a Secretaria de Meio Ambiente de Santos determinou que os parques Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes não receberão mais aves encaminhadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar Ambiental por um prazo de 180 dias. Os animais ficarão em quarentena na unidade da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) do Bom Retiro.

Em Guarujá, foi realizada ações conjuntas de busca ativa e de educação em saúde, entre a Divisão de Zoonoses e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, em um raio aproximado de 10 quilômetros a partir da localização da ave. Os moradores locais foram abordados e instruídos acerca da doença, sinais clínicos em humanos e animais, e das formas de prevenção e controle.

Em Praia Grande, mediante a confirmação dos casos, as divisões de Saúde Ambiental e Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) passaram a monitorar os contactantes das aves e reforçaram as medidas sanitárias e orientações. Uma pessoa apresentou sintomas gripais, mas, o resultado do exame deu negativo. Outras duas pessoas foram monitoradas, mas não apresentaram sintomas.

O g1 entrou em contato com as demais prefeituras solicitando informações acerca dos casos de gripe aviária registrados nos município, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.

Influenza aviária H5N1 — Foto: Marcos Prinz

O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. É menos comum em mamíferos e em humanos. A doença foi diagnosticada pela primeira vez em aves em 1878, na Itália. No entanto, o H5N1 só foi isolado por cientistas mais de 100 anos depois, em 1996, em gansos na província de Guangdong, no sul da China.

Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave):

  • Baixa Patogenicidade: atinge as aves de forma mais branda e, muitas vezes, de forma assintomática. A taxa de mortalidade das aves, neste caso, é baixa;
  • Alta Patogenicidade: a doença se manifesta de forma mais grave, é disseminada rapidamente entre as aves e tem um alto índice de mortalidade entre os animais.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-32-vagas-de-emprego-nesta-terca-feira-(19)

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 32 vagas de emprego nesta terça-feira (19)

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma 10 vagas – Técnico de Enfermagem Experiência: Não exigida Escolaridade: Ensino Médio Completo  Observação: Estar com o COREN Ativo 02 vagas – Técnico/ Mecânico de Manutenção de Ar-condicionado      Experiência: 6 meses comprovados em Carteira de Trabalho  Escolaridade: Ensino Médio completo. Observação: Curso na área de ar-condicionado 02 vagas – Pedreiro Experiência: 6 meses comprovados em Carteira de Trabalho  Escolaridade: Ensino […]

today18 de setembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%