Um balão de grande porte caiu sobre cinco moradias na comunidade México 70, em São Vicente (SP), neste domingo (16). A queda assustou moradores da região, mas ninguém ficou ferido. Imagens obtidas pelo g1 mostram o objeto perdendo altitude (assista acima).
O balão sobrevoou a comunidade pela manhã, caindo por volta de 8h30. Ao g1, Elvirlan Silva Gomes, de 44 anos, contou que estava em um campo de futebol no local quando percebeu o objeto caindo.
“Foi baixando e perdendo a altitude em uma velocidade que é inacreditável”, comentou Elvirlan. Ele acrescentou que, no momento, chegou a gritar para que a corda fosse puxada por pessoas com o objetivo de que o balão caísse no campo e não nas moradias, mas não teve sucesso.
“Graças a Deus ele já caiu meio que apagado. Se pega na fiação, incendiava tudo”, afirmou Elvirlan.
Balão caiu na comunidade México 70, em São Vicente (SP) — Foto: Reprodução/Redes sociais
A autônoma Ingrid da Silva Santos, de 21 anos, mora perto do local da queda. “Um susto enorme para quem estava vendo [o balão] cair. Até então caiu em um barraco de madeira e, graças a Deus, não pegou fogo”, explicou ela.
De acordo com os moradores, a população local se mobilizou para recolher o balão. “O pessoal da comunidade foi retirar de cima de cinco barracos com medo de pegar fogo”, relatou Ingrid. “Não sei o que fizeram, mas recolheram e levaram”, complementou Elvirlan.
Procuradas pelo g1, a Polícia Militar e a Prefeitura de São Vicente informaram não terem sido acionadas para a ocorrência. “Para estes casos, o número de acionamento da Guarda Civil Municipal (GCM) é 153”, complementou a administração municipal.
Balão caiu na comunidade México 70, em São Vicente (SP) — Foto: Reprodução/Redes sociais
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, segundo o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998), é configurado crime fabricar, vender ou soltar balões que possam causar incêndios.
“Cabe enfatizar que se trata de uma infração penal, fiscalizada por órgãos responsáveis pela segurança pública. A Anac não possui autoridade legal para exercer poder de polícia”, finalizou a agência.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)