G1 Mundo

Baleia que pode ter sido ‘espiã’ russa aparece na costa da Suécia

today31 de maio de 2023 28

Fundo
share close

Em 2019, uma baleia beluga foi avistada na costa da Noruega usando uma fita semelhante a um cabresto de cavalo, o que levantou suspeitas de que ela poderia ter sido treinada pelos russos como uma espiã. No último domingo (28), essa mesma baleia reapareceu na costa da Suécia, país que está em processo de se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Quando a baleia beluga foi avistada pela primeira vez nas águas norueguesas, os biólogos marinhos do país removeram o cabresto que ela usava. A fita continha um suporte para uma câmera de vídeo e tinha a inscrição “Equipment St. Petersburg” nos fechos plásticos. As autoridades sugeriram que a baleia poderia ter escapado de um cativeiro e talvez tivesse sido treinada pela marinha russa, devido ao seu comportamento familiarizado com humanos.

O Mar de Barents é uma área geopolítica estratégica, onde ocorre uma significativa movimentação de submarinos russos e ocidentais. Até o momento, o governo russo não se pronunciou sobre a baleia-beluga.



Beluga, ou baleia-branca, é vista nadando com um aparato preso ao corpo, perto de um barco de pescadores na costa norte da Noruega — Foto: Joergen Ree Wiig/Norwegian Direcorate of Fisheries Sea Surveillance Unit via AP

Na época, os noruegueses apelidaram a baleia de Hvaldimir, fazendo um trocadilho com a palavra “baleia” em norueguês, “hval”, e “Vladimir”, que remete a nomes russos.

Hvaldimir passou mais de três anos na costa norueguesa e, recentemente, foi avistada em Hunnebostrand, na costa da Suécia. Os biólogos acreditam que o animal pode estar em busca de um parceiro ou de um grupo de baleias, uma vez que as belugas são animais sociais, e Hvaldimir estava sozinho. Estima-se que a baleia tenha entre 13 e 14 anos, uma fase em que os níveis hormonais são elevados.

Baleia beluga intriga autoridades na Noruega

Baleia beluga intriga autoridades na Noruega




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

putin-pode-ser-preso-por-ordem-de-haia;-agora,-a-africa-do-sul-estuda-mudar-as-proprias-leis-para-receber-o-presidente-russo

G1 Mundo

Putin pode ser preso por ordem de Haia; agora, a África do Sul estuda mudar as próprias leis para receber o presidente russo

Em março, o Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, deu uma ordem de prisão contra Vladimir Putin, o presidente da Rússia. Mesmo antes disso, a África do Sul já tinha planos para sediar um encontro entre os líderes dos países que formam os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Putin, como presidente da Rússia, recebeu um convite para participar. No entanto, a África do Sul é […]

today31 de maio de 2023 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%