G1 Santos

Baleia ‘se exibe’ perto da costa e quase derruba praticantes em canoa havaiana no litoral de SP; VÍDEO

today16 de julho de 2022 15

Fundo
share close

Animal ficou bem próximo das pessoas que estavam no mar da Praia dos Milionários e na Praia de Paranapuã, em São Vicente.



Baleia chega perto de praticantes de canoa havaiana e quase derruba equipamento no litoral

Baleia chega perto de praticantes de canoa havaiana e quase derruba equipamento no litoral

Uma baleia fez aparições na costa de São Vicente, no litoral de São Paulo, passou perto de banhistas e quase derrubou praticantes de canoa havaiana. Quem passava pela Praia dos Milionários e pela Praia de Paranapuã, na tarde desta sexta-feira (15), pôde apreciar o show do animal (veja o vídeo acima).

Nos vídeos obtidos pelo g1, neste sábado (16), é possível observar a baleia bem próxima as pessoas. Ela chega perto de uma praticante de stand-up paddle, que fica parada só observando a passagem do animal.

Depois, um instrutor de canoa haviana e uma criança admiram a baleia de longe. “Olha a baleinha. Olha aqui, olha aqui, olha aqui Julia”, diz ele. Em seguida, a menina dá muitas gargalhadas ao ver o animal.

Baleia se ‘exibe’ perto de praticante de stand-up paddle em São Vicente, SP — Foto: Reprodução

A baleia também mergulha embaixo de uma canoa havaiana e dá um susto nos praticantes. “Ai, ela aqui, ela aqui, ela aqui. Meus Deus do céu, eu tô filmando, eu tô filmando. Ela chegou muito perto, eu filmei”, disse a mulher que flagrou a cena.

Ela estava acompanhada do instrutor de canoa havaiana Marcos Arthur Cavalcante, de 58 anos. Ele disse que ficou com um pouco de medo, pois o animal era gigante.

“Emoção muito grande, é até difícil de explicar com palavras. É um momento único, é um susto junto com a emoção, é maravilhoso. É uma coisa maravilhosa demais”, lembra.

Baleia se ‘exibe’ perto da costa e quase derruba praticantes em canoa havaiana em São Vicente — Foto: Reprodução

Quem também ficou emocionada em ver o animal foi a advogada Suzana Wolf, de 47 anos, que planejava fazer uma expedição só para encontrar baleias. O sonho dela é nadar com uma delas.

Suzana contou que mandaram um aviso, no grupo de WhatsApp dos praticantes de canoa havaiana, sobre a aparição de uma baleia em São Vicente. Então, ela foi correndo para ver o animal. Quando chegou no local, todas as canoas havaianas já estavam no mar. Por isso, ela foi até a subida do Ilha Porchat para apreciar a baleia de longe.

“Cheguei a lacrimejar de emoção, apesar de só ter visto ela à distância. Toda vez que ela subia para respirar e eu a via, dava um grito de alegria”, conta.

De acordo com o biólogo marinho Augusto César, não é possível identificar a barbatana caudal da baleia. Porém, ele acredita trata-se de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae). “Estamos no período dessa espécie”.

A baleia ficou mais de duas horas nadando perto das pessoas. De acordo com Suzana, um barco à motor se aproximou do animal e, segundo ela, provavelmente o barulho assustou a baleia. Depois, o animal desapareceu.

Baleia chega perto de praticantes de canoa havaiana e quase derruba equipamento, em São Vicente, no litoral de São Paulo — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

univesp-convoca-alunos-para-matriculas-ate-segunda-feira

Prefeitura de Guarujá

Univesp convoca alunos para matrículas até segunda-feira

Inscrição ocorre desde o último dia 14 e deve ser feita pela internet As matrículas para os aprovados de Guarujá na primeira chamada da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que começaram no último dia 14, terminam na segunda-feira (18). Com isso, os alunos podem fazer suas inscrições on-line das 10 às 18 horas. Os aprovados devem se inscrever por meio do link https://sei.univesp.br/processoSeletivo, enviando os documentos solicitados […]

today16 de julho de 2022 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%