G1 Santos

Baleias jubarte são flagradas nadando em grupo na Laje de Santos, SP; VÍDEO

today12 de julho de 2023 3

Fundo
share close

Imagens obtidas pelo g1, nesta quarta-feira (12), mostram as baleias em seu habitat natural, fazendo movimentos com a calda. O corretor Kauê Miranda explicou que o grupo estava em um catamarã em uma distância de 40 quilômetros da costa, na última sexta-feira (7).

Por volta das 13h30, a primeira baleia apareceu discretamente. “Quando o capitão Marcos Hurudovick avistou um grupo de três baleias, ficamos parados observando e foi lindo de assistir”, contou ele. Ainda segundo Kauê, o momento foi acompanhado à distância para não espantar os animais.

Grupo flagra baleias nadando em laje de Santos, no litoral de SP — Foto: Kauê Miranda



No decorrer do caminho, ele disse que outras cincos baleias foram vistas. “Mesmo um pouco longe deu para sentir a emoção de todos que estavam ali. As oito jubartes subiam com a calda para fora do mar e o movimento era perfeito. Vimos ainda golfinhos e tartarugas”, disse ele.

O corretor descreve o momento como uma sensação única e inesquecível. “Eu tinha um sonho em ver baleias, o mais especial foi ter visto aqui na Baixada Santista. Vai ficar para sempre na memória de todos que estavam à bordo”.

A Laje de Santos fica a 45 km da praia e é considerado o melhor ponto de mergulho do Estado de São Paulo e o 3º do Brasil. Formação rochosa granítica com perfil que lembra uma baleia, tem 550 m de comprimento, 33 m de altura e 185 m de largura.

O lugar é muito procurado por mergulhadores por conta da água do mar cristalina, temperatura em torno de 23º e visibilidade de até 30 metros. Os mergulhadores e fotógrafos submarinos podem ver cardumes coloridos, arraias-jamanta, tartarugas, garoupas e até golfinhos. Dependendo da época, é possível ver tubarões e baleias.

Grupo flagra baleias em laje de Santos, SP — Foto: Kaue Miranda

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, o nome científico dessa baleia é Megaptera novaeangliae. Ela é uma das mais conhecidas e mais queridas dentre as grandes baleias que habitam os mares do planeta.

Atingindo até 16 metros de comprimento e podendo pesar cerca de 40 toneladas, as jubartes são facilmente identificáveis pela coloração quase negra do corpo, pela nadadeira dorsal típica da espécie e cauda com face inferior de coloração em branco e preto, que são únicos para cada indivíduo.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

grupo-wagner-entrega-as-armas,-diz-governo-da-russia

G1 Mundo

Grupo Wagner entrega as armas, diz governo da Rússia

O grupo de mercenários Wagner está concluindo a entrega de armas para as Forças Armadas da Rússia, afirmou o Ministério da Defesa Russo nesta quarta-feira (12). Há cerca de duas semanas, o grupo rebelou-se e chegou a marchar em direção a Moscou. Durante a rebelião de 23 a 24 de junho, os mercenários assumiram o controle da cidade russa de Rostov-on-Don e derrubaram um número não especificado de helicópteros militares, […]

today12 de julho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%