Imagens obtidas pelo g1, nesta quarta-feira (12), mostram as baleias em seu habitat natural, fazendo movimentos com a calda. O corretor Kauê Miranda explicou que o grupo estava em um catamarã em uma distância de 40 quilômetros da costa, na última sexta-feira (7).
Por volta das 13h30, a primeira baleia apareceu discretamente. “Quando o capitão Marcos Hurudovick avistou um grupo de três baleias, ficamos parados observando e foi lindo de assistir”, contou ele. Ainda segundo Kauê, o momento foi acompanhado à distância para não espantar os animais.
Grupo flagra baleias nadando em laje de Santos, no litoral de SP — Foto: Kauê Miranda
No decorrer do caminho, ele disse que outras cincos baleias foram vistas. “Mesmo um pouco longe deu para sentir a emoção de todos que estavam ali. As oito jubartes subiam com a calda para fora do mar e o movimento era perfeito. Vimos ainda golfinhos e tartarugas”, disse ele.
O corretor descreve o momento como uma sensação única e inesquecível. “Eu tinha um sonho em ver baleias, o mais especial foi ter visto aqui na Baixada Santista. Vai ficar para sempre na memória de todos que estavam à bordo”.
A Laje de Santos fica a 45 km da praia e é considerado o melhor ponto de mergulho do Estado de São Paulo e o 3º do Brasil. Formação rochosa granítica com perfil que lembra uma baleia, tem 550 m de comprimento, 33 m de altura e 185 m de largura.
O lugar é muito procurado por mergulhadores por conta da água do mar cristalina, temperatura em torno de 23º e visibilidade de até 30 metros. Os mergulhadores e fotógrafos submarinos podem ver cardumes coloridos, arraias-jamanta, tartarugas, garoupas e até golfinhos. Dependendo da época, é possível ver tubarões e baleias.
Grupo flagra baleias em laje de Santos, SP — Foto: Kaue Miranda
Segundo o Instituto Baleia Jubarte, o nome científico dessa baleia é Megaptera novaeangliae. Ela é uma das mais conhecidas e mais queridas dentre as grandes baleias que habitam os mares do planeta.
Atingindo até 16 metros de comprimento e podendo pesar cerca de 40 toneladas, as jubartes são facilmente identificáveis pela coloração quase negra do corpo, pela nadadeira dorsal típica da espécie e cauda com face inferior de coloração em branco e preto, que são únicos para cada indivíduo.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)