G1 Mundo

Balões da Coreia do Norte carregando lixo fecham aeroporto na Coreia do Sul

today26 de junho de 2024 9

Fundo
share close

Aeroporto de Incheon, que fica próximo a Seul, teve pousos e decolagens suspensos por cerca de três horas. Um balão caiu próximo a um terminal de passageiros, nesta quarta-feira (26).


Balões com carregamentos contendo fezes no costa da Coreia do Sul, em 8 de junho de 2024. — Foto: Yonhap via Reuters



Uma nova leva de balões transportando lixo da Coreia do Norte para a Coreia do Sul provocou o fechamento de um aeroporto sul-coreano nesta quarta-feira (26). Pousos e decolagens ficaram suspensos por três horas em Incheon, a cerca de 30 km de Seul.

Segundo as autoridades, um balão chegou a cair no pátio do aeroporto, próximo a um terminal de passageiros. Três balões que sobrevoavam a região foram derrubados, e vários outros foram avistados.

Essa não foi a primeira vez que balões norte-coreanos atrapalharam o tráfego aéreo do aeroporto de Incheon. Além da proximidade com Seul, o terminal está a 40 km da fronteira norte. O incidente obrigou o desvio de voos para outros aeroportos.

Desde o fim de maio, a Coreia do Norte tem enviado centenas de balões com lixo e, até mesmo, fezes para a Coreia do Sul. O regime de Kim Jong-un argumenta que está retaliando ações semelhantes promovidas por ativistas sul-coreanos.

Em junho, um grupo de ativistas mandou para a Coreia do Norte dez balões com dinheiro, pen-drives com música sul-coreana e panfletos com críticas a Kim Jong-un.

Ainda neste mês, militares sul-coreanos chegaram a disparar tiros de aviso após soldados da Coreia do Norte violarem a linha de demarcação de fronteira. Três incidentes do tipo aconteceram em menos de duas semanas.

Autoridades acreditam que as invasões foram acidentais. No entanto, os episódios marcaram novos momentos de tensões entre as duas Coreias.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caps-de-santos-ganha-nova-sede-acessivel;-veja

G1 Santos

Caps de Santos ganha nova sede acessível; veja

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, transferiu o atendimento do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps) Tô Ligado para um imóvel acessível, com diversas novidades como brinquedoteca, sala de jogos, ateliê e uma sala para auriculoterapia, acupuntura e práticas da medicina tradicional chinesa. A nova unidade funciona em um prédio com dois pavimentos na Avenida Conselheiro Nébias, n° 349, no bairro Paquetá. Antigamente, o Caps atendia os […]

today26 de junho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%