G1 Mundo

Banco Mundial soa alarme sobre ‘reversão histórica’ do desenvolvimento de países mais pobres

today15 de abril de 2024 14

Fundo
share close

A diferença entre o crescimento da renda per capita nos países mais pobres e nos mais ricos aumentou nos últimos cinco anos, de acordo com o relatório.

“Pela primeira vez, vemos que não há convergência. Eles estão ficando mais pobres”, disse à Reuters Ayhan Kose, vice-economista-chefe do Banco Mundial e um dos autores do relatório.

“Vemos uma regressão estrutural muito séria, uma reversão no mundo… é por isso que estamos soando o alarme aqui”, disse ele.



O relatório afirma que os 75 países elegíveis para doações e empréstimos a juros zero da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA, na sigla em inglês) do Banco Mundial correm o risco de perder uma década de desenvolvimento sem mudanças ambiciosas nas políticas e ajuda internacional significativa.

Kose disse que o crescimento em muitos países da IDA já havia começado a diminuir nessas nações antes da pandemia de Covid-19, mas seria de apenas 3,4% em 2020-2024, o crescimento mais fraco em cinco anos desde o início da década de 1990.

A invasão da Ucrânia pela Rússia, as mudanças climáticas, o aumento da violência e os conflitos também pesaram muito em suas perspectivas.

Desigualdade x crescimento econômico

Desigualdade x crescimento econômico

Mais da metade de todos os países da IDA estão na África Subsaariana, 14 estão no Leste Asiático e oito estão na América Latina e no Caribe. Trinta e um têm renda per capita de menos de US$ 1.315 por ano. Entre eles estão a República Democrática do Congo, o Afeganistão e o Haiti.

Um em cada três países da IDA é mais pobre agora do que na véspera da pandemia. Os países da IDA representam 92% da população mundial que não tem acesso a uma quantidade suficiente de alimentos nutritivos e a preços acessíveis.

Metade dos países está com problemas de endividamento, o que significa que eles não conseguem pagar o serviço da dívida ou correm um alto risco de não conseguir.

E, apesar de suas populações jovens — uma vantagem demográfica em uma época em que as populações estão envelhecendo em quase todos os outros países —, de seus ricos recursos naturais e de seu abundante potencial de energia solar, os bancos privados e governamentais estão se afastando deles.

Kose disse que são necessárias políticas ambiciosas para acelerar o investimento, incluindo esforços domésticos para fortalecer as políticas fiscal, monetária e financeira, e reformas estruturais para melhorar a educação e aumentar as receitas domésticas.

Um apoio financeiro significativo da comunidade global também é essencial para progredir e reduzir o risco de estagnação prolongada, disse Kose, observando que o Banco Mundial espera obter uma reposição robusta dos fundos da IDA até dezembro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-ataque-do-ira-a-israel-foi-visto-pelos-iranianos

G1 Mundo

Como ataque do Irã a Israel foi visto pelos iranianos

Para iranianos, o ato foi considerado importante para que a Guarda Revolucionária da República Islâmica do Irã mantivesse a sua credibilidade junto dos seus aliados na região e seus simpatizantes internos. O seu objetivo era demonstrar a disposição do Irã para o confronto e a capacidade dos seus mísseis e drones. A Guarda Revolucionária foi criada há 45 anos para defender o sistema islâmico do país e servir de contrapeso […]

today15 de abril de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%