G1 Santos

Banda Sinfônica de Cubatão celebra 55 anos com concerto; conheça a história

today24 de setembro de 2023 2

Fundo
share close

Para celebrar os 55 anos de história e a chegada da Primavera, a Banda Sinfônica de Cubatão fará o um concerto, de um total de três, do projeto ‘Sinfonia no Parque 2023’. A apresentação acontece neste domingo (24), a partir das 15h30, no vão livre do Espaço Multimídia do Parque Anilinas, em Cubatão. A entrada é gratuita.

Os 46 músicos apresentarão grandes sucessos sob coordenação artística do maestro Roberto Farias e condução dos maestros Marcos Sadao Shirakawa, Ulysses Damacena e André Farias.

A programação inclui obras como “Batuque” de Lorenzo Fernandes, “Suíte Nordestina” de Mestre Duda, “Quatro Danças Brasileiras” de Hudson Nogueira, “Djopoi” de Edmundo Villani- Côrtes, “Ponteio” de Edu Lobo, “That’s it” de Peter Koval e “Apoteose Cubatão 2001” de Roberto Farias.



O ‘Sinfonia no Parque 2023’ é realizado pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão (AMBSC) e Secretaria Municipal de Cultura por meio de emendas impositivas da Câmara Municipal de Cubatão. O último concerto do projeto “Sinfonia no Parque 2023” acontecerá em 22 de outubro, às 15h30, também no Parque Anilinas.

História da Banda Sinfônica

Em 1968, o estudante da escola Afonso Schmidt, Roberto Farias, descobriu alguns instrumentos musicais esquecidos em uma sala da unidade escolar. Em 4 de abril de 1970, ele criou oficialmente a Banda Musical Afonso Schmidt, que passou a ser presença confirmada em praticamente todas as festas cívicas e eventos importantes para o município.

A Banda Musical Afonso Schmidt foi ganhando novos integrantes, surgindo, além do corpo musical, a Linha de Frente. Em 1977, por meio da Lei Municipal 1.102, passou a ser denominada Banda Musical de Cubatão. Em 1981, a Banda Musical já tinha o status de sinfônica. Mas, só em 2004, por meio da Lei Municipal 2.911, é oficialmente declarada Banda Sinfônica de Cubatão.

Entre 1992 e 1996, sob regência do maestro Alexandre Felipe Gomes, a Sinfônica foi pentacampeã estadual e nacional dos concursos de bandas e fanfarras. Qualidade que levou a Banda Sinfônica a cruzar o oceano Atlântico e realizar uma turnê internacional de 12 dias na Áustria e Portugal, em 1999.

Ao longo de seus 55 anos, a Banda Sinfônica, junto com a Cia de Dança, realizaram grandes espetáculos, emocionando o público por onde passou, tornando a música clássica acessível e popular para toda a comunidade.

Banda Sinfônica de Cubatão em apresentação em 2017 — Foto: Alê Souza/Prefeitura de Cubatão

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

altas-temperaturas-podem-causar-queimaduras-e-ate-perda-das-patas-dos-pets;-saiba-como-evitar

G1 Santos

Altas temperaturas podem causar queimaduras e até perda das patas dos pets; saiba como evitar

O g1 conversou com a veterinária Talyta Finoti, que explicou que muitos donos de pet começaram a ter cuidados na hora de sair com os animais de casa, mas que as queimaduras ainda são um risco perigoso e que merecem atenção. Segundo ela, as patas dos cachorros são tão sensíveis quanto a sola dos pés das pessoas e portanto, precisam ser protegidas. "O dano ao animal é muito grande. As […]

today24 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%