Notícias

Bangladesh decreta toque de recolher e mobiliza militares por protestos que já deixaram 105 mortos

today21 de julho de 2024 3

share close

O país enfrenta uma mobilização que começou neste mês, com protestos de estudantes contra um sistema de cotas que reserva mais da metade dos cargos públicos a alguns setores da sociedade, incluindo os filhos dos veteranos da guerra de libertação de 1971 contra o Paquistão.

As manifestações resultam de uma mobilização mais ampla, que representa um desafio para o governo autocrático da primeira-ministra Sheikh Hasina, no poder há 15 anos.

“O governo decidiu impor um toque de recolher e enviar o Exército para ajudar as autoridades civis”, disse à AFP Nayeemul Islam Khan, secretário de imprensa da primeira-ministra.



O anúncio do governo foi feito depois que a polícia da capital, Daca, proibiu as reuniões públicas, para tentar frear os protestos.

“Proibimos todas as manifestações, passeatas e reuniões públicas em Daca hoje”, disse o chefe de polícia Habibur Rahman à AFP, acrescentando que a medida era necessária para garantir a segurança pública.

Protestos estudantis em Bangladesh — Foto: Mohammad Ponir Hossain/Reuters

Isso não impediu outra rodada de confrontos entre a polícia e os manifestantes na metrópole de 20 milhões de habitantes, apesar de uma interrupção da internet com o objetivo de impedir a organização de manifestações.

“Nosso protesto continuará”, disse Sarwar Tushar, que participou de uma marcha na capital e sofreu ferimentos leves quando foi violentamente dispersado pela polícia, segundo ele.

Manifestantes invadiram hoje uma prisão em Narsingdi, a 50 km da capital, libertaram os detentos e atearam fogo ao local, informou à AFP um policial. “Não sei o número de presos, mas seriam centenas.”

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, condenou a repressão e chamou os ataques de “particularmente chocantes e inaceitáveis”.

Foram 52 pessoas mortas hoje em Daca, segundo uma lista consultada pela AFP no hospital universitário da cidade. O fogo policial causou mais de dois terços das mortes registradas nesta semana, informaram funcionários do hospital.

A força policial da capital havia informado anteriormente que os manifestantes incendiaram, vandalizaram e realizaram “atividades destrutivas” ontem em delegacias e escritórios do governo, incluindo a sede da estatal Bangladesh Televion em Daca, que continuava fora do ar, depois que centenas de estudantes indignados invadiram as instalações e incendiaram um prédio.

“Cerca de 100 policiais ficaram feridos nos confrontos de ontem. Cerca de 50 cabines policiais foram incendiadas”, informou a Polícia Metropolitana de Daca.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Notícias.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

adolescente-e-apreendido-com-coletes-a-prova-de-balas-e-armas-falsas-apos-perseguicao-a-veiculo-roubado-em-sp

G1 Santos

Adolescente é apreendido com coletes à prova de balas e armas falsas após perseguição a veículo roubado em SP

Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido pela Polícia Militar (PM) após uma perseguição a um veículo roubado em Cubatão (SP). Segundo a PM, o carro é envolvido em roubos na região e era ocupado por outros três suspeitos, que fugiram. No automóvel, foram apreendidos coletes à prova de balas, simulacros de fuzis e itens táticos. A apreensão ocorreu na madrugada desta sexta-feira (19), por volta das 1h, durante patrulhamento […]

today20 de julho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%