G1 Santos

Bar secreto no litoral de SP atrai seguidores pelo mistério: ‘fale baixo’

today9 de julho de 2023 3

Fundo
share close

Um bar secreto em Santos, no litoral de São Paulo, mantém segredo há quatro anos e viralizou nas redes sociais com mais de 20 mil seguidores. Inspirado nos antigos bares clandestinos norte-americanos, o Hideout Speakeasy, vem conquistando uma legião de fãs amantes da coquetelaria, mantendo apenas a aposta no charme e mistério de ser um bar escondido.

O local não tem placa na fachada e as portas ficam sempre fechadas. Ao traduzir o nome para ‘Esconderijo, fale baixo’ já dá para entender a proposta. O termo speakeasy [fale baixo], inclusive, é comum para se referir a esse estilo de estabelecimento, pois era usado para se referir aos pontos que vendiam bebidas alcoólicas secretamente durante a Lei Seca nos EUA, entre 1920 e 1933.

“Eu acho que o segredo [para atrair a atenção] é ser muito fiel ao conceito na casa. Ao longo desses quatro anos, a gente manteve a ideia inicial do bar, que é manter o anonimato”, disse a dona do espaço Aline Araújo, de 36 anos.



À reportagem ela contou que para conhecer o local, existe uma regra do mundo moderno: enviar uma solicitação para seguir o Instagram do bar, que funciona de terça a sábado, das 19h às 2h.

“Fazemos esse controle. Os interessados mandam uma mensagem privada solicitando a reserva e, após nossa aprovação, ele [cliente] recebe o endereço da casa”, explicou.

O bar tem espaço para até 50 pessoas e conta com uma área externa, na parte dos fundos, onde pode ser usado para o consumo de charutos e cigarros.

Bar secreto mantém segredo há quatro anos e viraliza com mais de 20 mil seguidores — Foto: Daniela Rucio

“Mantemos a luz baixa e apenas o bar todo iluminado na parte interna, um convite para tomar um bom drinque, sozinho ou acompanhado”, contou Aline, que tem 12 drinks diferentes, preparados com whisky, licores, destilados e especiarias.

Todos veem com a história da bebida, apresentada em um menu cronológico com alguns marcos da coquetelaria – há opções de petiscos.

O passeio pela história das bebidas começa na época dos fermentados ancestrais há 7 mil anos antes de Cristo, passa pela Lei Seca, pela Era da Mixologia Molecular e termina no Rabo de Galo, que foi recentemente aprovado pelo comitê organizador da IBA (International Bartenders Association).

Na imagem dois drinks que estão na nova carta de bebidas do bar secreto: Hideout Punch e o Hanky Panky — Foto: Divulgação

Aline contou que manter a porta fechada foi uma estratégica assertiva. Ela disse que o maior segredo é manter o charme e o mistério de ser um bar escondido.

“É aberto a qualquer pessoa que queira beber com qualidade e em menor quantidade. A gente focou em ter um público que venha sempre. Então, manter a porta fechada faz parte do sucesso do bar”, disse ela.

Decoração na parte externa do bar secreto em Santos, no litoral de SP — Foto: Daniela Rucio

“Montamos tudo isso e pensado nos detalhes de decoração, de música, de taças, de cardápio. Temos um visor na porta e a gente autoriza quem já fez a reserva. Está dando supercerto e temos vários habitues, de Santos e da Capital”.

O Hideout Speakeasy surgiu do desejo do casal de sócios Aline Araújo e Marcelo Malanconi querer beber bons cocktails na cidade. De acordo com a dupla, tudo começou com um projeto chamado “Chicago Night Club”, que ocorria semanalmente no segundo andar de uma cafeteria.

“O Marcelo cuidava da promoção do evento e execução dos cocktails e eu da curadoria do menu, do serviço e ambientação do local. O sucesso do projeto, que durou cerca de três meses, despertou em nós o desejo de abrir um bar de coquetelaria”, explicou Aline.

A ideia de ser um speakeasy [bar estilo retrô] veio da referência de um bar que o casal adorava frequentar em São Paulo e do repertório de pesquisas de Aline, que já estudava o tema para ministrar suas aulas de escola Americana em um curso de Sommelier de Cervejas.

Bar secreto em Santos, SP, mantém segredo há quatro anos e viraliza com mais de 20 mil seguidores — Foto: Divulgação

Vídeos: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

familias-atingidas-por-incendio-serao-contempladas-com-unidade-habitacional-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Famílias atingidas por incêndio serão contempladas com unidade habitacional no litoral de SP

As famílias atingidas pelo incêndio, na madrugada de sábado (8), na comunidade da Prainha, em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, no litoral de São Paulo, serão contempladas com unidades habitacionais do Programa Vida Digna, do governo estadual. No total, 49 famílias foram cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). O fogo começou pouco depois da meia-noite. De acordo com o Corpo de Bombeiros foram atingidas moradias de […]

today9 de julho de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%