G1 Mundo

Barco com imigrantes naufraga na Espanha e deixa mortos e feridos, diz organização local

today21 de junho de 2023 5

Fundo
share close

Mais de 30 imigrantes podem ter morrido depois que um bote com destino às Ilhas Canárias, na Espanha, afundou na quarta-feira, disseram duas organizações voltadas para a migração nesta quarta-feira.

A Walking Borders e a Alarm Phone disseram que o bote transportava originalmente 59 pessoas.

Helena Maleno, chefe da organização de caridade de migrantes Walking Borders da Espanha, disse em um tweet que 39 pessoas morreram afogadas, sem dar mais detalhes, enquanto a Alarm Phone, que opera uma rede trans-europeia de apoio a operações de resgate, disse que 35 pessoas estão desaparecidas.



Nem a guarda costeira espanhola nem as autoridades marroquinas confirmaram quantas pessoas estavam a bordo do navio ou quantas podem estar desaparecidas.

Barcos de madeira utilizadas por migrantes para chegar até as Ilhas Canárias em foto de 7 de junho de 2022 — Foto: Borja Suarez/REUTERS

Uma fonte da guarda costeira espanhola disse à Reuters que uma operação realizada por Marrocos a cerca de 140 quilômetros a sudeste da ilha de Gran Canaria resgatou 24 pessoas.

“O bote implorou por resgate em águas espanholas por mais de 12 horas. Entre os sobreviventes, 24 pessoas, 22 homens e 2 mulheres, estão sendo transferidos para Cap Bojador”, disse Maleno, da Walking Borders, no Twitter.

Pelo menos 5.914 pessoas chegaram às Ilhas Canárias entre 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, segundo dados do governo espanhol, uma queda de 31,5% em comparação com o mesmo período de 2022.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pragmatica,-giorgia-meloni-vem-moderando-discurso-eurocetico-na-italia

G1 Mundo

Pragmática, Giorgia Meloni vem moderando discurso eurocético na Itália

Eurocética de carteirinha e oriunda do partido Irmãos da Itália, que tem raízes no fascismo, prometia embates com a União Europeia, anunciando uma rígida política migratória e muita disposição para promover seus valores, calcados na família e no nacionalismo, contrários ao que ela chama de ideologia de gênero. Desde outubro no cargo, ela vem se destacando como exímia jogadora no turbulento cenário político da Itália, que em menos de dez […]

today21 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%