Uma barreira flutuante será instalada em janeiro de 2024 em área de estuário — onde o rio encontra o mar — nas proximidades da Ponte Mariângela Duarte, no bairro São Manoel, em Santos, no litoral de São Paulo. A medida faz parte de um estudo inédito que avaliará a quantidade e a diversidade de resíduos domésticos que vão parar nas praias. A imagem acima mostra estrutura semelhante em um canal da cidade.
A pesquisa será realizada pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Prefeitura de Santos com a ajuda dos moradores do bairro e entorno. Os munícipes, que serão capacitados e remunerados, irão pesar e tipificar os resíduos retidos pela barreira.
As informações sobre a origem, destino e identificação dos resíduos serão colocadas em uma planilha que, de acordo com a administração municipal, irá gerar dados inéditos na região.
Segundo a prefeitura, pesquisas sobre o comportamento da maré indicam que parte dos resíduos descartados incorretamente no estuário fica retida nos manguezais e a outra vai às praias. O impacto da iniciativa, portanto, será medido por uma área de mangue próximo da barreira flutuante.
Em nota, a coordenadora do Blue Keepers, projeto do Pacto Globo da ONU no Brasil, Gabriela Otero, afirmou que as características geográficas e o perfil socioeconômico de consumo e descarte foram essenciais para escolha da cidade.
“Faz todo sentido, para um projeto de âmbito nacional, iniciar as ações em Santos, que já desenvolve uma série de programas ambientais”.
O secretário de meio ambiente da cidade, Marcos Libório, afirmou que Santos (SP) já possui barreiras flutuantes nos canais, porém, a prefeitura continua retirando aproximadamente 40 toneladas de lixo das praias da cidade por mês.
“Esses dados [sobre o estuário], baseados em uma metodologia científica, permitirão aprofundar as soluções para a redução da poluição no oceano e servir de base para ações em outras cidades”, afirmou Libório.
A barreira flutuante segue as especificações do edital Pescador Ecológico. A iniciativa também conta com o apoio da Sociedade de Melhoramentos do São Manoel; financiamento inicial da Braskem e Coca-Cola Brasil; e apoio técnico da Ocean Pact.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)