Notícias

Beryl ganha força novamente e atinge o Texas como categoria de furacão

today8 de julho de 2024 7

share close

O Beryl retornou à categoria de um furacão durante esta madrugada após ter sido rebaixado para uma tempestade tropical no fim de semana, e, no início desta manhã, tocou o solo no Texas.

O furacão atingiu a costa central do Texas, perto do condado de Matagorda, por volta das 04h no horário local (06h pelo horário de Brasília) com uma tempestade severa e ventos fortes. Ainda não havia registro de danos até a última atualização desta reportagem.

A National Huricane Center (NHC) emitiu uma atualização nesta madrugada colocando o agora furacão a menos de 50 quilômetros a sudeste de Matagorda, no Texas. Os ventos registados foram de 128,7 km/h. Um alerta de furacão está em vigor para a costa do estado americano.



Com a aproximação do Beryl, autoridades do Texas alertaram para a possibilidade de cortes de energia e inundações. Também há preocupação para as baixas taxas de evacuação.

“Algo que nos preocupa um pouca é que olhamos todas as estradas que saem da costa e os mapas ainda estão verdes”, cometa o vice-governador do Texas, Dan Patrick.

Primeira furacão de categoria 5 a atingir o Caribe durante um mês de junho, o Beryl causou 11 mortes ao passar pelo Caribe.

O fenômeno de rápido desenvolvimento indica mais aquecimento da água no Oceano Atlântico e no Caribe, o que pode ser uma mostra do que a região deve enfrentar na temporada de tempestades.

Furacão trouxe fortes chuvas e ventos — Foto: Arte g1

Segundo o NHC, o furacão Beryl perdeu força após a passagem pela Jamaica, sendo reclassificado para a categoria 3. Ainda durante a quinta-feira, o fenômeno desceu mais um degrau, indo para a categoria 2.

No entanto, ao avançar para o México, o furacão voltou para a categoria 3 na escala Saffir-Simpson. Neste domingo, ganhou ainda mais força, sendo reclassificado.

Veja abaixo como a escala funciona:

  • Categoria 1: potencial de causar alguns danos, com ventos de 119 a 153 km/h. Pode causar danos ao telhado, quebrar galhos grandes de árvores e linhas de energia;
  • Categoria 2: potencial de causar grandes danos, ventos de 154 km/h a 177 km/h. Casas podem sofrer danos estruturais. Árvores são arrancadas e bloqueiam estradas. Interrupções de energia são frequentes;
  • Categoria 3: potencial de causar danos devastadores, com ventos de 178 km/h a 208 km/h. Grandes danos a construções. Muitas árvores serão quebradas ou arrancadas. Eletricidade e água podem ficar indisponíveis;
  • Categoria 4: potencial de causar danos catastróficos, com ventos de 209 km/h a 251 km/h. Casas podem ser derrubadas, assim como postes de energia, com prejuízos à rede por semanas ou meses;
  • Categoria 5: potencial de causar danos catastróficos, com ventos de mais de 252 km/h. Muitas casas serão destruídas, com colapso da parede e perda do telhado. Áreas residenciais ficarão isoladas. Potencial de áreas ficarem inabitáveis por semanas ou meses.

Avião de pesquisa dos EUA voa dentro do olho do furacão Beryl

Avião de pesquisa dos EUA voa dentro do olho do furacão Beryl




Todos os créditos desta notícia pertecem a Notícias.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

upa-da-enseada-funciona-de-forma-provisoria-na-unaerp;-entenda

G1 Santos

UPA da Enseada funciona de forma provisória na Unaerp; entenda

Atendimento no espaço provisório começou nesta segunda-feira (8). Serviços passam a ser oferecidos no local a partir desta segunda-feira (8). — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo, começou a funcionar de forma provisória, nesta segunda-feira (8), na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp-Guarujá). A unidade de saúde atenderá no local até a conclusão da reforma da sede original. Segundo […]

today8 de julho de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%