G1 Mundo

Biden e Republicanos chegam a acordo sobre dívida da Casa Branca

today27 de maio de 2023 11

Fundo
share close

Proposta, que ainda passará pelo Congresso, aumenta teto do endividamento por dois anos e prevê cortes nos gastos do governo Biden


A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris (esquerda), e o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy (direita), e o presidente dos EUA, Joe Biden (centro), em fevereiro de 2023. — Foto: SAUL LOEB / AFP



O líder republicano no Congresso, Kevin McCarthy, disse neste sábado (27) a jornalistas que chegou a um acordo com o presidente democrata, Joe Biden, sobre um aumento do teto da dívida do governo federal, com o país correndo o risco de um calote em pouco mais de uma semana.

O Departamento do Tesouro disse na sexta-feira (26) que o governo não teria mais fundos para pagar todas as suas contas em 5 de junho se não houvesse ação do Congresso.

Este ano, o limite da dívida, de US$ 31 trilhões (cerca de R$ 153 trilhões), foi atingido em 19 de janeiro, e desde então o governo tem feito manobras para manter os pagamentos em dia.

O acordo entre Biden e o presidente da Câmara, McCarthy, pode ser o começo de um processo de uma semana de análises da legislação em um Congresso dividido.

Republicanos linha-dura ameaçaram bloquear qualquer projeto de lei que não atinja suas expectativas, que incluem cortes de gastos profundos.

Os republicanos tentaram reduzir drasticamente os gastos do governo pelos próximos 10 anos para desacelerar o crescimento da dívida dos EUA, que agora é igual à produção anual da economia.

Os republicanos controlam a Câmara por uma margem de 222 a 213, e os democratas têm maioria no Senado, por 51 a 49, um caminho muito estreito para aprovar qualquer acordo entre o presidente democrata e o presidente da Câmara republicano.

Os vídeos mais recentes do g1:

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

12-‘bruxos’-condenados-ha-quase-quatro-seculos-sao-absolvidos-nos-eua

G1 Mundo

12 ‘bruxos’ condenados há quase quatro séculos são absolvidos nos EUA

Nova York, 27 Mai 2023 (AFP) - O estado americano de Connecticut, no nordeste dos Estados Unidos, absolveu 12 pessoas condenadas por bruxaria há quase 400 anos, durante a época colonial, anunciou um grupo que fez uma campanha vitoriosa para limpar seus nomes. A associação CT Witch Trial Exoneration Project — que inclui descendentes de alguns executados — disse estar "extasiada, satisfeita e grata" pela decisão dos senadores da região […]

today27 de maio de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%