G1 Mundo

Biden visita a Irlanda do Norte para celebrar 25 anos de acordo de paz

today11 de abril de 2023 9

Fundo
share close

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarca nesta terça-feira (11) em Belfast, capital da Irlanda do Norte, para participar nas celebrações do 25º aniversário do acordo de paz, que acabou com três décadas de violência na província britânica.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, receberá Biden no aeroporto de Belfast, cidade onde foi assinado em 1998 o Acordo da Sexta-Feira Santa, após longas negociações com a participação dos governos de Londres, Dublin e Washington.

Pessoas seguram uma bandeira com as cores da Irlanda na frente do Free Derry Corner, em 10 de abril de 2023 — Foto: Clodagh Kilcoyne/REUTERS



O acordo acabou com três décadas de conflito entre nacionalistas pró-Irlanda – majoritariamente católicos – e unionistas pró-Grã-Bretanha – principalmente protestantes e que desejam permanecer no Reino Unido.

A violência no período provocou mais de 3.500 mortes.

Um quarto de século depois, a Irlanda do Norte enfrenta uma grave crise política. Algumas instituições do país estão bloqueadas há mais de um ano por divergências vinculadas à saída do Reino Unido da União Europeia.

Incidentes foram registrados nesta segunda-feira na cidade fronteiriça de Londonderry, quando jovens encapuzados lançaram bombas incendiárias contra viaturas da polícia.

Manifestantes usam coquetéis molotov para incendiar viatura policial em Londonderry, na Irlanda do Norte em 10 de abril de 2023 — Foto: Clodagh Kilcoyne/REUTERS

Sunak deseja aproveitar o aniversário do acordo para obter o desbloqueio institucional e usará a visita de Biden “para celebrar os êxitos da Irlanda do Norte, além de estimular investimentos a longo prazo”, de acordo com Downing Street.

Biden quer aproveitar a visita para “destacar o grande progresso” desde a assinatura do acordo, afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

A viagem também mostrará a disposição dos Estados Unidos “para apoiar o amplo potencial econômico da Irlanda do Norte em benefício de todas as comunidades”, acrescentou.

Um mural do candidato presidencial dos EUA Joe Biden é visto em uma parede de empena em Ballina, no oeste da Irlanda, nesta quarta-feira (4) — Foto: Peter Morrison/AP

Biden, que tem origens irlandesas, viajará em seguida à Irlanda para uma visita de três dias que o levará na sexta-feira a Ballina, a cidade de seus ancestrais.

Em um discurso no Parlamento irlandês, Biden “celebrará os laços profundos e históricos” que o país compartilha com os Estados Unidos, segundo a Casa Branca.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-esta-em-jogo-para-america-latina-ao-apoiar-russia-ou-ucrania-na-guerra

G1 Mundo

O que está em jogo para América Latina ao apoiar Rússia ou Ucrânia na guerra

Como se fosse um jogo de xadrez, as duas forças envolvidas na guerra movem suas peças de maneira cautelosa para reunir o maior apoio possível. Nessa complexa equação, a América Latina não é exceção e despertou o interesse tanto de Moscou quanto de Kiev. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se reuniu virtualmente com alguns dos líderes da região, incluindo o presidente do Chile, Gabriel Boric, com quem conversou em 21 […]

today11 de abril de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%