G1 Mundo

Bombardeio atinge zona residencial de Kherson, sul da Ucrânia, e mata três civis

today30 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

Um bombardeio russo contra uma zona residencial na cidade de Kherson, sul da Ucrânia, matou três civis, anunciaram no domingo (29) as autoridades locais. Desde que o exército ucraniano recuperou o controle de Kherson em novembro, a frente sul da guerra da Ucrânia estava relativamente tranquila e os combates concentrados na região do Donbass.

Mas os confrontos se tornaram mais intensos esta semana na região de Zaporizhzhia, sul do país.

“A artilharia inimiga atingiu áreas residenciais”, afirmou o governo de Kherson em uma mensagem publicada nas redes sociais, que relata três vítimas fatais e seis feridos, incluindo uma enfermeira.



De acordo com o governo, o bombardeio provocou danos em um hospital, uma escola, um ponto de ônibus, uma agência dos correios, uma agência bancária e imóveis residenciais.

Ao mesmo tempo, o comandante da administração pró-Rússia de Zaporizhzhia, Yevgueni Balitski, acusou o exército ucraniano de “bombardear com lança-mísseis (americanos) Himars uma ponte ferroviária que atravessa o rio Molochnaya”.

“Quatro agentes ferroviários morreram e cinco ficaram feridos”, disse.

Ataque neutralizadoHoras antes, o exército ucraniano afirmou que impediu um ataque perto da localidade de Blahodatne, na região de Donestk (leste), mas o grupo paramilitar russo Wagner anunciou que assumiu o controle da área.

As tropas de Kiev “repeliram ataques perto de Blahodatne” e em 13 localidades da região de Donestk, afirma o Estado-Maior ucraniano em seu relatório diário.

O grupo Wagner havia anunciado pouco antes que suas unidades assumiram o controle da localidade.

“As unidades da Wagner PMC tomaram Blahodatne. Blahodatne está sob nosso controle”, afirmou Yevgueny Prigozhin, diretor do grupo paramilitar.

O ministério da Defesa da Rússia não confirmou a informação até o momento.

Para Moscou, a captura de toda a região separatista de Donetsk — sobre a qual o presidente russo Vladimir Putin proclamou a anexação em setembro — é um dos principais objetivos no conflito na Ucrânia.

As autoridades ucranianas afirmaram recentemente que as tropas russas intensificaram os ataques no leste do país, em particular contra as cidades de Vugledar e Bakhmut.

Blahodatne fica ao norte de Bakhmut, que as tropas russas tentam dominar há vários meses e cenário de alguns dos combates mais violentos desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

O governador da região de Donetsk, Pavlo Kirilenko, afirmou neste domingo que cinco civis morreram em ataques na zona nas últimas 24 horas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-turista-ignora-proibicao,-sobe-em-piramide-e-apanha-de-outros-visitantes-no-mexico

G1 Mundo

VÍDEO: Turista ignora proibição, sobe em pirâmide e apanha de outros visitantes no México

Homem foi detido e liberado após passar 12 horas preso e pagar multa. Turista sobe em pirâmide no México e é preso Um turista polonês foi preso depois de ignorar a proibição e subir em uma pirâmide na zona arqueológica de Chichen Itzá, no sul do México, no sábado (28). O Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) identificou o homem apenas como Pawel T. Nas imagens, é possível ver […]

today30 de janeiro de 2023 54

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%