G1 Mundo

Brasil aguarda ‘ok’ do Mercosul até a semana que vem para enviar contraproposta de acordo comercial à União Europeia

today10 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

Em julho, o Brasil finalizou os debates internos entre ministérios sobre o documento de resposta aos europeus.

O processo, segundo fontes do governo brasileiro, levou mais tempo do que o previsto devido a impasses envolvendo interesses de diferentes pastas.

No dia 14, o presidente Lula deu o “ok” ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o documento foi enviado aos demais membros do Mercosul: Argentina, Uruguai e Paraguai.



Com a sinalização, portanto, de todos os países do Mercosul, a proposta de resposta da negociação deve ser enviada para os europeus ainda em agosto.

O Brasil ocupa a presidência temporária do Mercosul e vai liderar as negociações do acordo comercial, travadas há quatro anos. Do lado da União Europeia, a Espanha liderará o debate.

Lula reitera que o Mercosul não vai ceder a ameaças para fechar acordo com a União Europeia

Lula reitera que o Mercosul não vai ceder a ameaças para fechar acordo com a União Europeia

O que diz a contraproposta

Negociado há mais de duas décadas, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia teve a parte comercial do texto concluída em 2019, porém as regras ainda não entraram em vigor porque não foram aprovadas pelos países dos dois blocos.

O texto negociado permite que empresas europeias disputem licitações abertas pelo setor público em condições de igualdade com as empresas brasileiras, com exceções para determinados produtos.

O documento elaborado pelo lado brasileiro aborda questões ambientais levantadas pelos europeus, mas também sugere uma renegociação sobre o ponto que trata de uma maior abertura aos países estrangeiros para participarem de licitações públicas no Brasil.

Outro ponto do texto diz respeito às chamadas “compras governamentais”, com um trecho que protege mais a indústria nacional em alguns campos, como por exemplo as compras de insumos pra área da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Macron rebate Lula e diz que 'não há ameaça' em acordo do Mercosul com europeus

Macron rebate Lula e diz que ‘não há ameaça’ em acordo do Mercosul com europeus




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ordem-do-desfile-das-escolas-de-samba-de-santos-e-definida-para-o-carnaval-2024;-veja-a-programacao

G1 Santos

Ordem do desfile das escolas de samba de Santos é definida para o Carnaval 2024; veja a programação

Desfiles acontecerão nos dias 2 e 3 de fevereiro, na passarela do samba Dráusio da Cruz. Ao todo, 15 agremiações se apresentarão no carnaval em 2024. Desfile das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval de Santos em 2023 — Foto: Alex Ferraz A ordem do desfile das escolas de samba de Santos, no litoral de São Paulo, para o Carnaval 2024 foi definida por sorteio, na noite desta […]

today10 de agosto de 2023 65

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%